Barretos, 07/07/2017 às 08:46:14

Fazer sentido

A busca pela realização apresenta, constantemente, desafios que, quando acolhidos e administrados de forma consciente, livre, e responsável, educam-nos à melhoria contínua. Ao longo do percurso deparamo-nos com realidades como fama, sucesso e sentido. Muito embora boa parte das pessoas aborde estes elementos como se fossem exatamente a mesma coisa, a reflexão sensata faz-nos perceber suas diferenças, permitindo-nos orientar melhor a caminhada.

Era sábado. Ele entrou na sinagoga e começou a ensinar; o povo ficou admirado. Um homem possuído por um espírito mau gritou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? (...) Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus”. Ele ordenou: “Cala-te e sai dele”. Todos ficaram espantados: “O que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade; Ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem” (...). “E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte”. O Evangelho de Marcos (Mc 1,21-28) apresenta Jesus como filho de Deus cuja missão é salvar!

Cada um de nós possui e abraça uma missão; perseguir um ideal exige fidelidade e comprometimento. Diante dos desafios e dificuldades, corremos o risco de perdermo-nos. No cumprimento de sua missão, Jesus depare-se com a admiração por parte do povo. Quem não gosta de ser admirado? A admiração gera uma dose considerável de prazer e satisfação, tanto naquele que admira quanto no que é admirado. No entanto, limita-se à esfera das sensações e interesses. Quem contenta-se com admiração faz-se escravo com as próprias mãos.

Os mesmo que admiravam Jesus ficam surpresos, incomodados. Ao constatarem que Ele contraria suas referências culturais e religiosas, como a cura feita em dia de sábado, insurgem questionamentos. Ser fiel no cumprimento da missão gera espanto e este, pode trazer sérias consequências, como foi com Jesus; logo começam a tramar sua morte. O último golpe da galera foi tentar corromper Jesus fazendo-o famoso. Quem busca fama, aprovação e reconhecimento perde-se nas vontades, manias e ‘mimimis’ alheios, abraçando a infelicidade.

Jesus persevera na missão. Vence a tentação da admiração, supera a tentação da fama. A quem imaginava que a morte na cruz terminaria em tragédia, Ele ressuscitou, venceu a morte, nos libertou. Jesus alcançou sucesso na missão! Sucesso consiste na felicidade e realização interna por ser e fazer aquilo que se é, em contínua superação.

Na partilha com um grupo de amigos alguém acrescentou: “Bem completou aquele fulano: Você prefere fama ou sucesso? Ele respondeu: prefiro fazer sentido”. Para, além da fama, o sucesso e, a confirmação do sucesso acontece, única e exclusivamente, quando tudo se converte em sentido para nós e para todos os que a vida colocar em nosso caminho. Jesus fez e faz sentido! Fama ou sucesso? Façamos sentido!

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia

ivanpsicol@hotmail.com

Sobre Autor