Barretos, 12/09/2017 às 09:02:26

Barretos, 08 de setembro de 2017

Circular 08/2017

Caríssimos irmãos e irmãs,

À cada ano, a Igreja do Brasil escolhe um livro bíblico para estimular a leitura da Palavra de Deus e levar as comunidades a encontrarem nela resposta aos seus desafios e estímulo para a caminhada eclesial.

Com o tema: “Para que N'Ele nossos povos tenham vida: Anunciar o Evangelho e doar a própria" ( 1Ts 2,8), a Igreja nos propõe a aprender com Paulo que o caminho do Evangelho de Jesus não é feito de palavras, mas de gestos concretos, de envolvimento e compromisso com as pessoas.

Trata-se do primeiro texto do Novo Testamento e, portanto, do cristianismo, escrita por volta do ano 51 e 52. Depois de uma permanência turbulenta em Tessalônica, Paulo e Silvano foram obrigados a abandonar a cidade, no meio da madrugada, por serem considerados subversivos (cf. At 17, 1-10).

Podemos imaginar a revolução provocada por Paulo quando num tempo onde “Senhor e Salvador” eram atributos de César e dos governadores das províncias romanas, o Apóstolo afirma que é Jesus, que fora crucificado e que ressuscitou, o único Senhor e Salvador.

Em Tessalônica, estima-se que no século I da era cristã, ⅔ da população era constituído de escravos, obrigados a viver em condições bem precárias, convivendo com um mundo marcado pela ostentação, pela imoralidade e por religiões mágicas.

Neste contexto, Paulo escrevendo aos Tessalonicenses convida-os a viver na santidade cristã abandonando os costumes fortemente enraizados na vida diária (1Tes 4,1-8); a viver na expectativa da vinda do Senhor, dedicando-se ao trabalho de cada dia; e a viver “em paz uns com os outros”, repartindo os bens com os menos favorecidos (cf. 1Ts 5,12-22).

A comunidade de Tessalônica, à semelhança de tantas comunidades do nosso tempo, tem que conviver com o sofrimento e a perseguição. Não obstante os entraves que encontra no seu caminho, é uma comunidade que alegra o coração do Apóstolo, pois a fama da sua fé se espalhou por toda parte (1Ts 1,8); modelo para nossas comunidades chamadas a resistir ao individualismo para “servir ao Deus vivo e verdadeiro,e esperar dos céus o seu Filho, que ele ressuscitou dos mortos: Jesus que nos livra da ira futura” (1Ts 1,10).

À luz das palavras que Paulo dirige aos tessalonicenses, é muito oportuno considerar o que os bispos escrevem no Documento “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”: “Vivendo neste mundo, o cristão que não tem a consciência de ser sujeito corre o risco da alienação, da acomodação e da indiferença. A Mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial da Paz, de 1º de janeiro de 2016, enfocou a temática da indiferença. Precisamos vencer a indiferença com as obras de misericórdia para conquistar a paz: “Vence a indiferença e conquista a paz”. Não podemos nos resignar à indiferença, nem fechar os olhos e o coração aos desafios que nos envolvem, nem nos esquivar dos problemas da humanidade. Caim se mostrou indiferente em relação ao irmão. O bom samaritano, pelo contrário, deixou-se comover, aproximou-se, cuidou do próximo. Venceu a indiferença pela misericórdia. A globalização da indiferença, diz o Papa, nos tornou insensíveis. Corremos o risco de perder a capacidade de chorar com quem chora, mas também de nos alegrar com quem se alegra (Rm 12,15). A indiferença será vencida pelo poder da misericórdia e a revolução da ternura” (n. 71).

Num momento em que toda Igreja é chamada a tornar-se lugar da animação bíblica da vida e da pastoral, possamos aprender com a leitura da 1ª Carta aos Tessalonicenses a tornar nossa fé conhecida por todos, “acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações” (1Ts 1,6).

Para encerras minhas palavras cito um trecho do discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, proferido pelo Papa Emérito Bento XVI, aos 13 de maio de 2007, pois penso que nos provocam a reflexão e uma nova atitude na tarefa da evangelização: “Ao iniciar a nova etapa que Igreja missionária da América Latina e do Caribe se dispõe a empreender, a partir dessa V Conferência de Aparecida, é condição indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Por isso, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (Jo 6,63). Do contrário, como vão anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da Palavra de Deus”.

Despeço-me desejando e invocando sobre todos a benção do Senhor!

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo de Barretos

Agenda Episcopal  - Setembro 2017

02 -  Celebração do sacramento da Crisma em Morro Agudo, às 19h30