Artigos


A boa infância


Segunda-feira, 12 de novembro de 2018


Imagem | A boa infância

Passei toda a minha infância na cidade de Miguelópolis, numa vila na entrada da cidade para quem vem do sentido Guaíra. A vila é popularmente conhecida como Vila do Ricardo. Ela foi sendo habitada por moradores vindos da roça, e em sua grande maioria, criaram seus filhos ali, e também a grande maioria dos filhos acabaram morando dentro do terreno dos seus pais, quando casavam. No final, acabou que a Vila do Ricardo se tornou uma grande família e os padrinhos de casamento e batizados eram praticamente entre os que ali moravam.
 
Quantas lembranças boas trago deste tempo de infância, onde a gente brincava até tarde na rua, onde o café da tarde era fruta colhida na hora, pois todo quintal tinha algo plantado. Como era gostoso a gente não precisar de muita coisa para ser feliz.
 
Apesar de ser jovem, confesso que fico perplexo quando vejo crianças precisando de tanto para não darem birra. Precisam de celular, roupa de marca, passeio semanal e por aí vai. Não tenho direito de opinar na criação dos filhos de ninguém, mas tendo vivido uma infância tão sadia fico triste ao ver os adultos que os pais de hoje estão formando. Não se trata em se privar disto ou daquilo, mas sim, em saber valorizar o que realmente importa. Na Vila do Ricardo sempre fomos de família humilde, mas aprendemos a respeitar os mais velhos. Aliás, toda tardinha a criançada estava sentada aos pés de algum idoso ouvindo os causos. Aprendemos a não roubar, afinal, o pai e a mãe estavam em casa, e se sonhassem que algo estava errado era melhor preparar o lombo. Aprendemos a rezar e a ter fé. Aprendemos como é gostoso ter família.
 
Gostaria de perguntar aos pais e avós de hoje, se os seus filhos e netos realmente estão aprendendo a amar aquilo que realmente vale apena. Quem manda em casa são os pais e mãe, e não modinhas que coleguinhas de escola dizem. Ainda podemos dar uma boa infância às nossas crianças.
 
Deus te abençoe!
Imagem: G1

Comentários



Sobre o Autor


Padre Thiago Freitas dos Reis

Pe. Thiago é pároco da Paróquia Bom Jesus em Barretos. E-mail: thiagofdreis@hotmail.com 

Artigos do Autor