Artigos


A verdadeira essência do poder


Quarta-feira, 02 de outubro de 2019


Imagem | A verdadeira essência do poder

Quando nos propomos a refletir questões relacionadas ao “poder”, a primeira coisa que talvez pensemos é justamente que ele não está relacionado a algo que possuímos em si como um objeto, mas antes é algo que “se é”, ou seja, ele está relacionado à pessoa que possui um título ou até mesmo a capacidade de agir e punir, por justamente a pessoa estar em nível acima dos demais.
 
Desse modo, o fundamento do poder pode ser definido como a capacidade de ser: é ser capaz, fazer o possível. E assim, perceberemos que “ser” é sempre “poder”, por isso, o poder não pode ser considerado como uma opção ou escolha, ele é simplesmente uma dimensão que passa pela nossa capacidade humana em realizar diversos atos e construções, que cada ser humano tem em seu interior, ao qual não se compara aos demais.
 
Na Palavra de Deus, no evangelho de Marcos, Jesus afirma: “Entre vocês tem que ser diferente: quem quiser ser grande entre vocês, seja o servo, e quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Cf. Mc 10, 43-44). Ao relacionar esta passagem em relação ao poder, é possível perceber que Jesus altera o significado do sentido de poder que talvez esteja presente na sociedade. O poder, como notamos, é a capacidade de ser, e assim ele deve ser usado não para mandar no sentido de escravizar ou ser servido, mas ao contrário, como um dom que recebemos ele deve ser exercido no favorecimento de nossos irmãos perante a sociedade. Este é o sentido maior do poder: servir.
 
Assim, nota-se que o “poder ser”, tem algo de muito especial e único. Se cada um exercer o seu poder de modo correto, ele tem a capacidade de transformar a sociedade para melhor, pois como vimos, o poder não é uma realidade mágica, mas sim a capacidade de fazer valer os dons que temos sem se deixar levar pelo orgulho e a ilusão de querer ser mais do que os outros. Como nos diz o Papa Francisco: “o verdadeiro poder é o serviço”.
 
Peçamos a Deus a graça de nos conscientizarmos de nosso poder e capacidades para desenvolvermos sua verdadeira essência trabalhando para uma sociedade mais humana e fortalecida pela esperança!       
 
 
Imagem: Diário do Comércio

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 2º ano de Teologia no Seminário Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor