Agir com prudência e equilíbrio sendo flexível às realidades que nos cercam

Terça-feira, 09 de outubro de 2018

Imagem | Agir com prudência e equilíbrio sendo flexível às realidades que nos cercam

Diante das situações difíceis que encontramos na vida, devemos nos dar o tempo suficiente para pensar e agir com cautela. O desespero, o nervosismo e a tensão cumulada em nada nos ajudarão para resolver nossos problemas, mas ao contrário disso, a tendência será nos tornarmos cegos para a solução que, às vezes, estão a nossa vista e não a conseguimos enxergar.

Ao pararmos para analisar nossas dificuldades, talvez perceberemos que muitas vezes nos envolvemos em brigas e discussões por falta de paciência e diálogo, ou até mesmo algum tipo de esquecimento ocasionado pela pressa, e tantos outros motivos que nos colocam em conflitos justamente pelo desespero e a falta de equilíbrio emocional ou mesmo espiritual.

É bem verdade que muitas vezes chegamos a diversos conflitos por não percebermos o momento certo de parar quando ainda era tempo, e muitas vezes pode acontecer que mesmo percebendo que estamos caminhando para o fracasso insistimos em ir em frente sabendo que ainda dará tempo de voltar. Mas para sustentar o orgulho, ou as vaidades humanas continuamos nos arriscando pelo caminho.

Diante destas situações é preciso agir com prudência e equilíbrio. É preciso saber o momento certo de parar ou dar um passo para trás antes de continuar. Este tipo de atitude poderá nos favorecer na luta contra os vícios, e as manias que atrapalham o nosso desenvolvimento, e nos fazem ficarmos estacionados sem a capacidade de nos abrirmos ao novo, e sermos flexíveis às realidades que nos cercam.

As circunstâncias da vida, muitas vezes, nos sugerem grosseria e mau humor; a humildade, em contrapartida, nos desperta singeleza e atos de amor. Sejamos flexíveis e humildes para vivermos e compreendermos o chamado de Deus que se manifesta no amor e na caridade aos irmãos.

Imagem: masseyblogs.ac.nz