Artigos


Artigo de Dom Milton: A Padroeira do Brasil


Sábado, 09 de outubro de 2021


Imagem | Artigo de Dom Milton: A Padroeira do Brasil

São mais de 300 anos de presença materna de Nossa Senhora, na Terra de Santa Cruz. Encontrada milagrosamente nas águas do rio Paraíba do Sul, a pequena imagem fraturada, que tendo suas partes unidas, corpo e cabeça, aquela que o Brasil reconhece como sua Mãe e Rainha, manifesta cada dia, nos mais diversos rincões de nossa Pátria, a sua presença benfazeja.
 
São conversões, curas, graças extraordinárias e singulares que atestam a presença daquela que invocamos como a “Onipotência suplicante”.
 
No seu Santuário, os fiéis devotos se limitam a contemplá-la, uma troca de olhares, sem necessidade de palavras, para apresentar-lhe as intenções e súplicas, as necessidades mais urgentes, aquelas que precisam de socorro imediato.
 
E com este sentimento, a cada ano, ao celebrar a lembrança do encontro da imagem da Virgem da Conceição nas águas, os brasileiros católicos, de toda parte reverenciam a Mãe, a Advogada, a especial Padroeira.
 
As manifestações de devoção se espalham por toda parte, é como se o santuário se estendesse os seus braços e abrigasse sob a sua cúpula, por todo território da nossa Nação, permitindo que todos possamos experimentar a sua intercessão materna.
 
A pequena imagem, por sua vez, é por si uma mensagem; tudo nela tem um significado: o seu tamanho, a sua cor, o material... Tudo está a nos dizer o quanto ela está próxima de nós; afinal tomou as feições de uma jovem menina de cor morena, para dizer nos que filhos seus, somos todos irmãos!
 
O quanto precisamos aprender com a Virgem Aparecida, neste tempo de tanta turbulência! Aprender que se somos seus filhos nos respeitamos mutuamente e socorremos os que mais necessitam.
 
As suas mãos unidas em prece são um convite para nós! Aquelas mãos que acariciaram o Salvador, socorrem e confortam tantos que a invocam nos lembram que tudo parte da oração. Basta unir nossas mãos e depois oferecê-las aos que precisam delas para demonstrarmos quão sincera é nossa devoção.
 
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós! Valei-nos e socorrei-nos em todas as nossas necessidades. Amém.
 
 
Barretos, 09 de outubro de 2021.
 
 
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos
 
 
 
Imagem: Fotografia Religiosa
 

Comentários



Sobre o Autor


Dom Milton Kenan Junior

Dom Milton é o 6º bispo da Diocese de Barretos. E-mail: dommilton@diocesedebarretos.com.br

Artigos do Autor