Artigos


Artigo do Pe. Ivanaldo: O esforço que tudo transforma


Domingo, 16 de janeiro de 2022


Imagem | Artigo do Pe. Ivanaldo: O esforço que tudo transforma

O início de um novo ano permite-nos aproveitar a sistematização do tempo, através do calendário, para rever e avaliar o caminho percorrido, assim como, para projetar passos futuros. É certo que o simples movimento composto por revisão, avaliação e projeção, por si só, não garante aprendizado em relação ao passado, tampouco, garante êxito em relação ao futuro. Sem dúvida, pensamento e desejo são importantes, no entanto, não são suficientes para gerar sucesso.
 
Napoleon Hiil, reconhecido pela capacidade de traduzir, de forma simples, lições referentes ao desenvolvimento de pessoas, apresenta como ponto inicial do caminho que leva ao sucesso, a necessidade de um ‘propósito definido de vida’, ou seja, uma razão existencial profunda e grande, o suficiente, a ponto de justificar tudo o mais que favoreça sua consecução. Por que um propósito definido é tão importante? Ele responde: “Porque ele cria poder”.
 
Com base nestas considerações o adágio motivacional popular em nossos tempos, ‘Força, foco e fé’, quando analisado a partir da sequência de palavras e seus reais significados, carece de sentido, isto porque, ‘força’, enquanto sinônimo de esforço estressante não é ponto de partida; ‘foco’, sem um propósito de vida definido perde-se facilmente; ‘fé’ seguida a esforços vãos e perda de foco nada pode resolver. Certamente isso explica o fracasso e frustração de tantos que fazem muita força, perdem o foco e esperam que a fé lhes resolva tudo, como num passe de mágica.
 
Hill atrela à compreensão de ‘propósito definido’, este sim deve ser perseguido obstinadamente, o chamado ‘esforço organizado’. Ele explica: “Ao definirmos um propósito e nos comprometermos a atingi-lo, organizamos todo o nosso conhecimento e energia em torno dele”. Esforço organizado é o resultado de ‘foco + coordenação’, a partir do empenho das ações resultante da combinação entre ‘conhecimento + energia’. O ‘esforço organizado’ se transformará em poder, e este, será empregado nas superações necessárias ao longo do caminho.
 
Dentre os ensinamentos recebidos no seio familiar está o de que deveria sempre ser muito esforçados para conseguir o que quisesse; isto era sinônimo de ‘vencer na vida’. Não restam dúvidas de que muitos venceram sendo muito esforçados, brigando contra os caminhos impostos pela própria vida; seus méritos não podem ser ignorados. Muitos dos que venceram na vida assim, por volta dos 50 anos estavam arrebentados, pouco desfrutaram de suas conquistas.
 
O início de um novo tempo, através de um novo ano, concede-nos a oportunidade de recomeçar, antes de tudo a partir de um propósito definido, perseguido através do esforço organizado que gera poder pessoal, e este, consiste na força fundamental que levará ao sucesso. É este o esforço que tudo transforma. 
 

Comentários



Sobre o Autor


Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça

Pe. Ivanaldo e pós-graduado em Psicologia, pároco da Paróquia São José de Olímpia e Coordenador Diocesano de Pastoral. E-mail: ivanpsicol@hotmail.com

Artigos do Autor