Artigos


Artigo do Pe. Ivanaldo: Por uma Paróquia Sinodal (I)


Sábado, 12 de fevereiro de 2022


Imagem | Artigo do Pe. Ivanaldo: Por uma Paróquia Sinodal (I)

A Igreja Católica vive, em todo mundo, o processo de preparação para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, prevista para outubro de 2023. A instituição do Sínodo dos Bispos foi feita pelo Papa Paulo VI, visando manter viva a experiência do Concílio Ecumênico Vaticano II, e consiste numa assembleia com representantes do episcopado católico, cuja tarefa é ajudar o papa através de seus conselhos, no governo da Igreja.
 
Na comemoração pelos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos (2015), o Papa Francisco enfatizou: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera para a Igreja do terceiro milênio”. Duas novidades caracterizam o próximo sínodo 2023: O tema a abordado é o próprio exercício da sinodalidade, através do tema ‘Sinodalidade: comunhão, participação e missão”, e o processo de preparação acontece por meio de consulta que passa por todos as esferas eclesiais, além da possibilidade de que qualquer interessado participe virtualmente.
 
Considerando o significado da palavra sínodo que é ‘caminhar juntos’, o atual processo sinodal manifesta a disposição da Igreja em considerar, refletir, rezar, partilhar, definir e implementar ações que visem resguardar um de seus principais fundamentos: ser Povo de Deus, a caminho. Nesse sentido, faz-se necessário responder a questão fundamental: “Como e que este ‘caminhar juntos’ tem lugar, hoje, a diferentes níveis (do local ao universal), permitindo que a Igreja anuncie o Evangelho? E quais os passos que o Espírito Sant nos convida a dar para crescermos como Igreja sinodal?”
 
Umas das principais realidades marcadas pelo espírito sinodal deve ser a Paróquia; através dela, a Igreja se faz presente em grande parte do mundo. A V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe (2007) colocou em evidência a necessidade da conversão pastoral, enfatizando a urgente renovação das estruturas paroquiais, desafiadas a superar o modelo de manutenção/conservação e a colocar-se em estado permanente de missão.
 
O processo sinodal vivido sadiamente favorecerá que nos sintamos incomodados pelos questionamentos e, antes e tudo, olhemos para nós mesmos. Existe o grande risco de que o processo sinodal seja sabotado por mentalidades, estruturas e posturas individuais às quais ‘caminhar juntos’ gera trabalho. Faz-se necessário estar atento às artimanhas da estrutura eclesial mais ameaçada pelo processo sinodal: o clericalismo. Superar a mentalidade de que clérigos são uma casta privilegiada na Igreja e recuperar o senso de Igreja Povo de Deus. Caminhemos juntos! Por uma Paróquia sinodal!
 

Comentários



Sobre o Autor


Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça

Pe. Ivanaldo e pós-graduado em Psicologia, pároco da Paróquia São José de Olímpia e Coordenador Diocesano de Pastoral. E-mail: ivanpsicol@hotmail.com

Artigos do Autor