Artigos


Artigo do seminarista Daniel: Sinais de Esperança


Segunda-feira, 13 de julho de 2020


Imagem | Artigo do seminarista Daniel: Sinais de Esperança

Todos nós, diante da realidade da vida, sonhamos, planejamos e vivemos na esperança de ser felizes. Em épocas sombrias como a que estamos vivenciando atualmente, talvez somos afligidos e incomodados a definir o que é de fato a felicidade, e como superar o vazio daquilo que seria o contrário de se sentir feliz, como a lastima, o descontentamento, a depressão, a dor etc.
 
Diante destas realidades, o verdadeiro sentido e significado do que é a felicidade pode ser encontrado através do ato de aproveitar o tempo para perceber o quanto somos de um certo modo frágeis e, por isto, precisamos deixar o orgulho e a vaidade para começar a viver valores fraternos de solidariedade que nos levam a experimentar o amor, manifestado pelo cuidado e a valorização da presença e da vida.
 
Olhando para a vida de Jesus e tantos santos perceberemos que para ser feliz e realizado não é preciso ter coisas materiais em abundância, neles encontramos um coração aberto e inflamado pela esperança.
 
A esperança se manifesta na capacidade de manter a certeza de que mesmo diante das cruzes e dificuldades, Deus não abandona o seu povo, e por isso ela nos ajuda na fidelidade: algo melhor está por vir; a tempestade vai passar. E assim, é preciso fazer valer a pena cada instante transformando as dificuldades em aprendizado e sabedoria, tornando mais leve os fardos. Esse é o sentido da felicidade.
 
Peçamos a Deus a graça de sermos generosos de coração e busquemos o dom da sabedoria para sabermos enfrentar as dificuldades de cada dia permanecendo firmes no amor! Ainda tem jeito de ser feliz. Sejamos sinais de esperança para que ser torne possível viver esta realidade.
 

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 2º ano de Teologia no Seminário Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor