Multimídia - Artigos

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Circular de janeiro de 2021 de Dom Milton

Foto | Circular de janeiro de 2021 de Dom Milton
Barretos, 22 de janeiro de 2021.

CIRCULAR 01/2021

Amados irmãos e irmãs no Senhor,

Neste domingo, 24 de janeiro, por determinação do Papa Francisco, a Igreja celebra o Dia da Palavra de Deus. Trata-se de uma iniciativa do Sumo Pontífice para despertar em toda Igreja um renovado amor pela Palavra de Deus, alimento de toda vida cristã.

Na 50ª Assembleia dos Bispos da CNBB, em 2012, os Bispos publicaram o documento “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja”, em que procuraram apresentar as linhas principais da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Verbum Domini” do Papa Bento XVI.

Com o Concílio Vaticano II, entende-se “que a Palavra de Deus não se revela somente para instruir a respeito das realidades sobrenaturais ou doutrinais às quais a razão deve acolher, mas para comunicar a salvação na forma de um encontro” (Doc. CNBB 97, 10).

Deus, por meio da sua palavra, quer encontrar-se conosco para nos comunicar a salvação. Ele, por sua vez, quer entrar em diálogo conosco e se dirige a nós como amigo (cf. Ex 33,11; Jo 15, 14-15), para nos conduzir à comunhão consigo por meio do seu Filho Jesus Cristo.

Acolher a Palavra de Deus é, portanto, acolher o próprio Deus que nos convida a sermos os seus interlocutores; mas é ao mesmo tempo uma realidade que exige de nós uma resposta. Uma resposta de fé, mas que também se traduza em nossas atitudes, na realidade concreta da nossa vida.

O Papa Francisco, na Carta Apostólica “Aperuit Illis” (Abriu-lhes) de 30 de setembro de 2019, quando institui o Domingo da Palavra de Deus, afirma que “é profundo o vínculo entre a Sagrada Escritura e a fé dos crentes. Sabendo que a fé vem da escuta, e a escuta centra-se na Palavra de Cristo (cf. Rm 10,17), daí se vê a urgência e a importância que os crentes devem dar à escuta da Palavra do Senhor, tanto na ação litúrgica, como na oração e reflexão pessoais”.

Hoje, ainda, após um período relativamente longo após o Concílio Vaticano II, que dedicou uma atenção particular à importância de valorizar a Palavra de Deus e permitir um fácil acesso a ela, muitos de nós ainda desconhecemos a Escritura divina. Embora haja um grande esforço por levar as pessoas a uma compreensão maior da Palavra de Deus, através de cursos bíblicos, semanas bíblicas e outras iniciativas, ainda estamos longe de afirmar que alcançamos um conhecimento razoável da Palavra do Senhor.

São Jerônimo que dedicou toda a sua vida à tradução dos textos da Bíblia para o latim (Vulgata) afirma: “Quem ignora as Escrituras, ignora Cristo”.

A celebração deste Domingo dedicado à Palavra de Deus nos desafia a dedicar tempo para a formação bíblica e a preparação de ministros da Palavra de Deus, que possam levá-la aos locais mais afastados, àqueles e àquelas que ainda não a conhecem.

Oxalá a Palavra de Deus encontre os nossos corações como “bom terreno”, onde possa germinar e produzir muitos frutos de santidade, justiça e paz!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Diocesano de Barretos

Por: Dom Milton Kenan Junior
Dom Milton Kenan Junior