Circular de julho de 2019 de Dom Milton

Quarta-feira, 10 de julho de 2019

Imagem | Circular de julho de 2019 de Dom Milton

Barretos, 09 de julho de 2019.

Circular 05/2019

Queridos irmãos e irmãs,

Há precisamente um mês ocorreu o lançamento do Projeto "Setorizar para Evangelizar" na Missa da Unidade Diocesana, na tarde de Pentecostes, quando celebrávamos a festa do Divino Espírito Santo, padroeiro de nossa diocese.

Trata-se de mais uma iniciativa em nossa Igreja Particular para reavivar em todos nós o compromisso evangelizador, de ser uma “Igreja em saída”, uma “Igreja de portas abertas” que esteja próxima das pessoas, vivendo lá onde elas vivem, compartilhando de suas dores e esperanças, comunicando a todos a alegria do Evangelho!

A inspiração e a luz que nos anima na realização deste Projeto são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2019-2023), publicadas recentemente. As Diretrizes nos chamam a atenção para o fato de que “missão e comunidade são como dois lados da mesma moeda. A comunidade eclesial autêntica é necessariamente, missionária e toda missão se alicerça na vida de comunidade, e tende a gerar novas comunidades” (n. 7).

Os bispos do Brasil propõem a formação de comunidades eclesiais missionárias nas Igrejas Particulares (dioceses) de todo o Brasil; que tenham como pilares a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária. Cada pilar agrupa em torno de si as urgências anteriores: a iniciação á vida cristã e animação bíblica; a liturgia e espiritualidade; o serviço à vida plena e o estado permanente de missão.

O modelo inspirador para a elaboração das Diretrizes e, que deverá iluminar nossa ação “é, e sempre será, a comunidade dos primeiros cristãos, perseverantes na escuta dos apóstolos, na comunhão fraterna, na partilha do pão, nas orações e na missão (At 2,42; 8,4). Trata-se de uma novidade sempre antiga, mas, ao mesmo tempo, sempre atual, que nos permite tirar do tesouro coisas novas e velhas (Mt 13,52” (n. 125).

A comunidade-casa, assim, torna-se sinal de proximidade da Igreja na vida das pessoas. Torna-se um “Oasis de misericórdia” (n. 132) e, ao mesmo tempo uma indicação para a missão: “Quem está dentro é chamado a sair e ir ao encontro do outro onde quer que ele esteja. Ela nunca poderá ser compreendida como casa de irmãos se fechar portas para as pessoas mais vulneráveis” (n.141); porém “não basta abrir as portas para acolher quem vier, em uma atitude de espera dos que chegam. É preciso ir ao encontro do outro onde quer que ele esteja” (n. 142).

O Projeto “Setorizar para Evangelizar”, na verdade, retoma aquilo que muitas de nossas paróquias fazem já há anos. Agora é momento de fazermos juntos, como Igreja que caminha, e espera alcançar o Reino de Deus!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo diocesano de Barretos

CALENDÁRIO EPISCOPAL - JULHO 2019

02 – Atendimento (cúria), 09h30