Artigos


Com esperança, organizar e construir nossos caminhos


Segunda-feira, 07 de janeiro de 2019


Imagem | Com esperança, organizar e construir nossos caminhos

Diante de um novo ano que se inicia, de uma nova etapa a ser construída e diversas mudanças que nos foram propostas através de um novo tempo marcado, seja pela alteração de novos governantes ou, por alguma mudança pessoal a que nos propomos com o firmamento de um novo ano, nossa esperança é certeira, pois sabemos que elas se apoiam em promessas positivas que devem ser trabalhadas diariamente na simplicidade de cada dia. Ou seja, de pouco a pouco é que veremos a mudança e por isso tem-se a necessidade da perseverança e da fidelidade aos nossos projetos.
 
Olhando para esta realidade perceberemos que um bom exemplo a ser seguido nesta caminhada é o exemplo de Maria, cuja memória a igreja celebra justamente no primeiro dia do ano, considerado o Dia Mundial da Paz. Maria nos ensina, segundo o Evangelho de São Lucas, a guardar todas as coisas no coração. Em meios às atitudes de perseguição no nascimento de Jesus ela guardava tudo em seu coração e refletia sobre cada um deles.
 
Guardar todas as coisas no coração e refletir sobre os nossos acontecimentos significa escutar a voz de Deus, saber agir no momento certo, ter paciência, prudência, respeito, calma, fidelidade e não se deixar levar por fofocas, julgamentos, raivas e rancores. De fato, a atitude de Maria nos encaminha para encontrarmos a paz na simplicidade e na humildade, sem se deixar levar pelos caminhos do mal, que nos fazem perder o rumo, a esperança e as metas a que nós mesmos nos propusemos.
 
Iniciar um novo ano, uma nova etapa sob a proteção de Maria é sempre um motivo de alegria aos nossos corações. Ao longo da caminhada procuremos ser pessoas que apontam caminhos de esperança e otimismo ao povo frente aos desafios e dificuldades. Aprendamos a observar e meditar sobre os fatos e notícias que nos chegam diariamente para descobrimos os caminhos de Deus, e sua ação em nossa vida mesmo em meio aos caminhos tortuosos e perseguições.
 
 
Imagem: Reprdução

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor