Artigos


Do fatalismo para a fé e a esperança


Sexta-feira, 12 de julho de 2019


Imagem | Do fatalismo para a fé e a esperança

Ao dizermos que uma determinada situação “está fora de nosso controle”, é possível perceber que esta expressão pode estar relacionada a uma atitude fatalista ou, então, pode estar também relacionada a uma atitude de fé.
 
Sabemos que uma pessoa de fé está disposta a deixar que coisas novas aconteçam e assim elas assumem responsabilidades que ultrapassam possibilidades jamais cogitadas. A atitude de fé é justamente a confiança naquilo que a gente não vê, mas que tem a esperança, a expectativa ativa em Deus, ao qual Nele se encontra a força que nos cumula de ânimo e a certeza de que Ele está no controle de todas as coisas. E mais, que as nossas ações não dependem de nossas vontades.
 
Estas atitudes de fé, amparadas pela esperança, não querem dizer que devamos evitar ou sermos capazes de ignorar o sofrimento ou fingir que ele não existe. Na verdade, a esperança nascida da fé amadurece e purifica-se através de dificuldades. A surpresa que experimentamos na esperança não é aquela em que inesperadamente as coisas terminam sendo melhores do que esperávamos. Mas sim, a consciência de saber que mesmo quando nada muda, podemos continuar nutrindo uma viva esperança no aguardo da hora oportuna.
 
Deste modo, a fé nos faz chegar à presença sustentadora e curativa de Deus. Uma pessoa diante de uma determinada dificuldade pode confiar baseada na crença de que algo mais é possível. Confiar é sempre levar em conta a esperança sabendo que os frutos virão.
 
Mais importante que qualquer plano ou conjunto de técnicas é a nossa receptividade, em relação a cada dia e a cada instante.
 
Peçamos a Deus está graça da fé e da esperança para que possamos confiar que nossos trabalhos produziram muitos frutos que poderão ser transformados para melhores através de nosso carinho, paciência e cuidado!
 
 
Imagem: Arquidiocese de Salvador
 

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor