Artigos


Não desista da oração!


Quarta-feira, 13 de novembro de 2019


Imagem | Não desista da oração!

Diante de tantos problemas que vemos ou até mesmo enfrentamos como, por exemplo, a falta de sentido humano, a individualidade e outros fatores que nos incomodam e nos tiram a paz interior e também exterior, nos deparamos com diversas intenções pelas quais talvez rezamos por anos e nada! A aparência pode nos levar a afirmar que nada acontece.
 
Em virtude desta realidade estamos sujeitos a cair na tentação de nos perguntar: por que ainda rezo? Qual o valor da oração? Diante destas problemáticas, se olharmos para a vida de Jesus e também dos demais santos da Igreja, será possível perceber que a oração nos conecta ao coração de Deus.
 
E assim, mais do que a mudança e o fortalecimento das realidades exteriores, a oração age na realidade interior, ou seja, em primeiro lugar é o nosso interior que se faz moldado e fortalecido, e desta forma com o nosso interior seguro, com certeza a nossa ação para com os outros, e até mesmo as realidades mais problemáticas, serão sanadas com maior compreensão, calma e coerência.
 
A oração verdadeira nos leva sempre a apontarmos para uma ação, sendo uma ação discernida e amparada para o bem e a gratuidade como nos propõe as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
 
Sendo a fé a certeza de que Deus nos ouve, a Esperança, a consciência de que Ele acredita em nós, e os frutos da Fé e da Esperança nos levam sempre à prática da Caridade, que é a manifestação da ação de Deus que se concretiza com o nosso compromisso transformador e renovador.
 
Por isto, amparados por esta realidade, não desistamos de rezar, a atitude orante que só o ser humano possui é a fortaleza que ele necessita para não construir a sua casa sobre a areia, mas sim na rocha, com nos ensina Jesus (Cf. Mt 7, 21-27). Portanto, orar sem cessar é preciso (Cf. 1 Tes. 5, 17). Não desista da oração. Coragem!
 
Imagem: padrepauloricardo.org

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor