Artigos


Os sete pecados capitais: A Gula


Segunda-feira, 07 de janeiro de 2019


Imagem | Os sete pecados capitais: A Gula

Caro leitor, gostaria de iniciar este ano partilhando com todos vocês uma reflexão sobre os sete pecados capitais que, na verdade, são vícios que além de impedir a plena graça de Deus em nós, também nos tornam pessoas muitas vezes difíceis no relacionamento. A cada semana, refletiremos sobre um dos pecados. O desta semana será a gula.
 
A gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida e bebida. Esse pecado também se relaciona com o egoísmo, pois perdemos a capacidade de olhar para o outro e perceber suas necessidades; é uma forma de cobiça. Num mundo onde tantas pessoas passam fome, e isso inclui a nossa cidade, é realmente um escândalo não partilharmos. A gula não é sinônimo de peso, é sinônimo de egoísmo, de dificuldade em pensar no próximo da fila, é esquecer que tudo deve ser partilhado. O fato de comer ou beber de forma desenfreada é muitas vezes um gesto de compensação em algo na vida. Daí ser tão importante uma reflexão madura da parte de cada pessoa.
 
Contra esse vício, temos a temperança, que é justamente o discernimento, o bom senso no alimentar e no beber. Além de melhorar a saúde física, melhorará também o financeiro. Já fizeram as contas do quanto se pode gastar mensalmente com bebedeira desenfreada? Pois é, realmente o vício da gula não compensa!
 
A lição da semana é refletir sobre a nossa vida, tentarmos ser mais equilibrados em nossa alimentação e começarmos a enxergar as necessidades alheias. Uma feliz e santa semana. Deus te abençoe!
 
Imagem: orlanoticias.com.br

Comentários



Sobre o Autor


Padre Thiago Freitas dos Reis

Pe. Thiago é pároco da Paróquia Bom Jesus em Barretos. E-mail: thiagofdreis@hotmail.com 

Artigos do Autor