Artigos


Para além do sol


Quarta-feira, 12 de junho de 2019


Imagem | Para além do sol

Ao contemplarmos a beleza da criação que se renova a todo instante, bem como ao observarmos o amanhecer de cada novo dia, será possível percebermos a beleza e a alegria que anunciam os pássaros, bem como um silêncio que se direciona para a luz do sol que nos trará um novo vigor e a luz necessária para o sustento da criação.
 
De fato, estas atitudes acontecem a todo instante, todos dias, porém, na maioria das vezes nem nos atentamos e lembramos que existe um conjunto de mecanismos que nos sustentam sem ao menos se explicar ou fazer grandes barulhos e manifestações. Esta realidade nos demonstra, como sabemos, que a maioria de nós só sente e manifesta a importância e a falta de algo quando realmente ela se abstém e desaparece.
 
A espiritualidade cristã nos propõe uma forma alternativa de entender esta realidade. Ela nos motiva e nos encaminha a fazermos exercícios espirituais de contemplação. Através desta atitude será possível perceber que para além do sol que persevera a iluminar e sustentar a criação, existe um Deus que com amor e por amor controla toda esta criação universal e perfeita. Assim, diante de suas obras somos chamados a entoarmos louvores como nos ensinam os salmistas.
 
A partir destas realidades postas em prática alcançaremos valores que se transformam em momentos de alegria e paz, pois o ser humano que aprender esta dinâmica passará a valorizar e a respeitar a obra da criação amando-a e cuidando do grande presente que Deus nos deu.
 
Saibamos valorizar a criação contemplando suas maravilhas e, sobretudo, nos esforcemos para que suas belezas não se esgotem, pois sabemos que Deus confia os cuidados da criação a todos nós. Sejamos testemunhas do Amor de Deus cuidando da nossa comum!
 
 
Imagem: Pensando no Céu

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor