Reconciliar, reparar e encontrar o caminho de volta

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Imagem | Reconciliar, reparar e encontrar o caminho de volta

Ao refletirmos sobre a realidade do bem e do mal, suas relações e consequências na vida humana e nas relações sociais, perceberemos que as práticas delas, discernidos pela nossa consciência, está amparada por uma atitude totalmente individual que certamente afetará um conjunto coletivo, sendo grupos familiares, grupos de amigos, grupos profissionais, religiosos etc.

A Igreja, ao refletir sobre a realidade do bem e do mal, relacionados à questão do pecado, nos ensina que a atitude e a prática que nos levam ao pecado é justamente traduzido por tudo aquilo que nos afasta de Deus que é a verdadeira bondade. Assim, a prática do mal que nos conduz ao pecado vem sempre amparada por uma atitude consciente e responsável que obviamente trará ao indivíduo consequências.

Sabemos que as atitudes de imperfeições e falhas já nos acompanham desde o nosso nascimento, e com certeza morreremos com esta essência, pois somos seres imperfeitos e sempre em construção. Porém, a misericórdia de Deus e a nossa consciência devem nos orientar à atitudes de “reparação”, que deverão vim sempre acompanhada do esforço de se reconciliar e de restabelecer os erros e, sobretudo, voltar-se para a caminhada e ser acolhido como um membro que busca a restauração.

Estas atitudes fazem parte de um ciclo que deveria ser comum a todos os seres humanos, pois pecar, acompanhado pelo prática do mal, afeta não somente o indivíduo em si, mas todo corpo social que ele representa através de sua missão que pode ser afetada e omitida pelas realidades do mal.

Diante destes fatos somos inseridos em um verdadeiro desafio: reconhecer com humildade todo este ciclo que a Igreja, inspirada e amparada pelo próprio Deus, nos ensina através do sacramento da Penitência, que é justamente o momento em que nos deparamos com a misericórdia de Deus. Além do arrependimento somos chamados a voltar, reparar, reconciliar e permanecer na caminhada cumprindo com a nossa missão.

Imagem: Só Notícia Boa