Papa recorda centenário do primeiro Código de Direito Canônico

Mensagem foi enviada para evento que aconteceu em Roma

Segunda, 09 de Outubro de 2017

Papa recorda centenário do primeiro Código de Direito Canônico

Foto: Canção Nova

Em mensagem enviada ao 16º Congresso Internacional de Direito Canônico na sexta-feira (06), o Papa Francisco lembrou os 100 anos do primeiro Código de Direito Canônico, promulgado em 12 de maio de 1917.

“O centenário do primeiro Código de Direito Canônico, que se celebra este ano, deve ser também ocasião para olhar para o hoje e o amanhã, para readquirir e aprofundar o sentido autêntico do direito na Igreja, Corpo Místico de Cristo, onde o domínio é da Palavra e dos Sacramentos, enquanto a norma tem sim um papel necessário, mas de serviço”, disse o Pontífice.

O Código de Direito Canônico é o conjunto ordenado de normas jurídicas que regulam a organização da Igreja Católica Apostólica Romana (de Rito Latino), a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos e sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas. Na prática, é a constituição da Igreja.

O congresso é visto pelo Santo Padre como “ocasião propícia para refletir sobre uma genuína formação na Igreja, que leve a compreender, de fato, o caráter pastoral do direito canônico, a sua instrumentalidade voltada para a salus animarum (a salvação das almas) (cân. 1752 do Código de 1983), a sua necessidade para obsequiar a virtude da justiça, que também na Igreja deve ser afirmada e garantida”.

Por fim, o Papa concluiu sua mensagem voltando seu olhar para o Concílio Vaticano II: “Como todo Concílio, também o Vaticano II é destinado a exercer em toda a Igreja uma influência duradoura. Por conseguinte, o direito canônico pode ser um instrumento privilegiado para favorecer a sua recepção ao longo do tempo e na sucessão das gerações”.