Quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Foto | Aberto o Ano Jubilar dos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese de Barretos
O casal coordenador na diocese, Márcia e Donizete, e o padre Ronaldo Candido, asisstente eclesiástico do movimento

Com o lema "Entendi a missão e por ela minha entrega foi total", na terça-feira (10), dirigentes da Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens e Liga das Mães da Diocese de Barretos realizaram a abertura do Ano Jubilar João Possobon na Capela da Mãe Rainha, em Barretos.

O Ano Jubilar quer recordar, até o dia 10 de setembro de 2020, a vida e a missão de João Luiz Pozzobon, diácono e pai de família, que atualmente tem seu processo de beatificação aprovado na arquidiocese de Santa Maria/RS e em análise pelo Vaticano. Foi ele quem, há 69 anos, deu início à tradição da visita da imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt visitar famílias, presídios, hospitais, escolas dentre outros locais.

Na diocese, cerca de 15 mil famílias recebem todos os meses, uma vez por mês, a visita da imagem. São cerca de 500 imagens peregrinas presentes em 23 das 24 paróquias. No Brasil, cerca de 16 milhões de famílias recebem a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt todos os meses.

Segundo a coordenadora diocesana, Márcia Aparecida Quintiliano, o movimento surgiu na diocese há cerca de 20 anos, tendo iniciado na cidade de Olímpia.

Assim como a Campanha da Mãe Peregrina, a Liga das Mães e o Terço dos Homens da Mãe Rainha fazem parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil.

Uma das principais atividades da Liga das Mães é o apostolado (evangelização) dentro da própria família, ampliando-se para a paróquia, local de trabalho e vida social, e as participantes atuam em pastorais e outros movimentos paroquiais. Na diocese existem grupos em Miguelópolis, Barretos, Olímpia, Guaraci e Morro Agudo.

Já os grupos de Terço dos Homens ligados ao movimento da Mãe Rainha são três. Em Barretos, os homens se reúnem na Capela da Mãe Rainha às 19h30 das segundas-feiras. Em Guaíra, nas quartas-feiras à 20h, enquanto que em Miguelópolis os terços são rezados nas residências dos participantes também às segundas-feiras, às 19h30.

Já existe na diocese também a Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil nas paróquias Santa Ana e São Joaquim e Catedral Divino Espírito Santo.

Fotos: Milton Figueiredo