Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CNBB e Pontifícias Obras Missionárias lançam a Campanha Missionária 2019

Foto | CNBB e Pontifícias Obras Missionárias lançam a Campanha Missionária 2019
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram na terça-feira (17), o Mês Missionário Extraordinário e a Campanha Missionária 2019. A cerimônia aconteceu na sede da entidade em Brasília, no contexto de realização da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Além de bispos e padres, 23 missionários provenientes de vários países acompanharam o evento.

Na abertura, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse que a ocasião é o mais importante momento que faz com que a Igreja cumpra a sua razão de ser: o de evangelizar. “É o momento de voltar o nosso olhar para a missão, reavivar em nossos corações a consciência desse desafio que é permanente para todos”, disse.

O arcebispo lembrou a todos os presentes, bispos, padres e missionários de diversas localidades do mundo, que sem a missionariedade a Igreja morre. “Ela pode até permanecer, mas será uma burocracia ou será possivelmente uma organização, mas sem vida”, alegou. Em sua fala, Dom Walmor chamou atenção ainda para o fato de que a missionariedade na Igreja interpela no coração de cada um de nós o que somos, o que temos, o que repartirmos, sobretudo na coragem bonita de ir ao encontro sem pressa.

Dom Giovani Crippa, membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, enfatizou que o Mês Missionário Extraordinário tem por finalidade fazer com que a missão se torne ordinária na Igreja. Ele disse que o momento é um convite para que a Igreja no Brasil, especialmente as igrejas locais, possam assumir com coragem este grande desafio. “Uma igreja local, uma diocese, uma paróquia deve fazer com que a missão não se insira dentro de si”. E chamou atenção para o fato de que a igreja local não é um lugar onde se encerra a missão, mas o local a partir do qual tem que partir a missão. “A missão vem de Deus, não é algo que a Igreja inventou, a missão é amor”, disse.

Realizada no Brasil desde 1972, no mês de outubro, a Campanha Missionária ganhou este ano um maior impulso eclesial com a coincidência do Mês Missionário Extraordinário e do Sínodo para a Amazônia.