Segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Comissão orienta paróquias com sugestões para a celebração do Dia do Pobre

Foto | Comissão orienta paróquias com sugestões para a celebração do Dia do Pobre
Foto: A12.com

A Comissão Diocesana Vida Plena, por meio das organizações sociais e pastorais, orienta as paróquias da Diocese de Barretos a se mobilizarem para celebrarem no dia 17 de novembro o Dia do Pobre. A motivação é feita por meio de carta do Papa Francisco, publicada esse ano, que tem como tema "A esperança dos pobres jamais se frustrará!".

“Aos discípulos do Senhor Jesus, a condição que se lhes impõe para serem evangelizadores coerentes é semear sinais palpáveis de esperança. A todas as comunidades cristãs e a quantos sentem a exigência de levar esperança e conforto aos pobres, peço que se empenhem para que este Dia Mundial possa reforçar em muitos a vontade de colaborar concretamente para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade. Acompanhem-nos as palavras do profeta que anuncia um futuro diferente: "Para vós, que respeitais o meu nome, brilhará o sol de justiça, trazendo a cura nos seus raios" (Ml 3, 20), diz o Santo Padre na carta.

Para que a data possa ser celebrada em comunhão com toda a Igreja, a comissão suge algumas ações como:

- Acolhimento: É muito importante saber como chegar até eles, como acolhê-los;

- Momento celebrativo: Missa ou um terço, ou uma celebração com partilha e reflexão;

- Roda de conversa: Dar voz às pessoa em situação de rua. Ouvir suas histórias de vida e seus clamores;

- Café da manhã ou almoço com moradores de rua e/ou famílias assistidas por projetos sociais e Vicentinos;

- Kit Higiene:  Se possível oferecer a eles Kit Higiene, corte de cabelo etc.

A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2017.