Multimídia - Notícias

Sábado, 20 de novembro de 2021

Comissão Regional Sul 1 para a Animação Bíblica da Pastoral se reúne em Barretos para formação e planejamento

Foto | Comissão Regional Sul 1 para a Animação Bíblica da Pastoral se reúne em Barretos para formação e planejamento
Dom Milton Kenan Júnior, bispo da Diocese de Barretos e referencial para a Comissão de Animação Bíblica da Pastoral (ABP) no Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), esteve reunido nos dias 18 e 19, na Cidade de Maria em Barretos, com a Comissão Regional, constituída por sacerdotes e uma religiosa, para formação, avaliação e planejamento 2022.
 
Segundo a irmã Isabel Patuzzo, da Congregação das Missionárias da Imaculada (PIME), ex-assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética que é membro da comissão do Regional, foram dois os objetivos do encontro. “É o primeiro encontro presencial depois de todas as complicações da pandemia da Covid-19 para estudo e planejamento”, pontuou a religiosa que fez uma apresentação geral sobre as linhas gerais de dois documentos da CNBB: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades missionárias - Estudo 114; e “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus” – Documento 97.
 
 
Para 2022, a comissão fez uma programação que contempla encontros formativos nas sub-regiões pastorais, dioceses do Sul 1, e para todo o Regional.
 
O padre Tarlei Navarro, da Diocese de Amparo, um dos assessores da comissão, explicou que a função dela é fomentar todas as dioceses que compõem o Regional Sul 1 ao estudo da Palavra de Deus, a criação de grupos de animação bíblico-pastoral e dinamizar os trabalhos de evangelização já existentes, dentre promover outras ações em torno da Sagrada Escritura.
 
 
“Nós já estamos com um cronograma organizado para o ano que vem, e a nossa esperança é que o Regional se empenhe, diante do possível, para que possamos chegar a todas as 44 dioceses do Estado de São Paulo”, destacou o presbítero.
 
“Tendo diante de nós o Documento 97, e também o Estudo 114 da CNBB, que tratam a respeito da animação bíblica-pastoral, nós iremos articular o trabalho para que, de fato, possamos levar a diante a missão de fazer com que toda a pastoral, que toda a ação da Igreja seja marcada pela Palavra de Deus. Aquilo que o Papa Bento XVI disse na Verbum Domini, a respeito da animação bíblica que não se trata de um serviço, de uma nova pastoral, mas sim de uma realidade que perpassa todas as pastorais, é isso que nós queremos provocar e realizar no nosso Regional Sul 1”, destacou Dom Milton.
 
 
 
 
 
 
Fotos: Milton Figueiredo
 

Outras Notícias