Quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Foto | Diocese de Barretos é representada na Assembleia Regional de Catequese do Regional Sul 1 em Jundiaí
Aparecida, Maria José e Camila com Joel Gracioso, um dos assessores

Três catequistas da Diocese de Barretos participaram da Assembleia Regional de Catequese do Regional Sul 1, organizada pela Comissão Pastoral para Animação Bíblico- Catequética, no Convento das Irmãs Agostinianas em Jundiaí, de 14 a 16 de setembro. O tema do evento foi” Cristãos, leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino”.

No total, 120 catequistas das oito sub-regiões pastorais do Estado de São Paulo participaram da assembleia que teve assessoria dos professores e doutores, Joel Gracioso, pós-graduado em filosofia e teologia, e Érico Fumero, da diocese de São José do Rio Preto.

A diocese foi representada por Aparecida Fortunato, de Guaíra, e Maria José Salles e Camila Salles de Souza, de Barretos.

O objetivo da assembleia foi analisar a caminhada catequética por sub-regiões e promover formação aos participantes sobre o Documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, em comunhão com toda a Igreja do Brasil que vive o Ano Nacional do Laicato.

Segundo o padre Marcelo Machado, coordenador do Regional, na ocasião os catequistas encontraram um ambiente de convivência fraterna, onde puderam partilhar seus trabalhos e juntos rezarem. “O encontro foi uma oportunidade de retomar o tema do laicato na Igreja. ainda mais com os catequistas porque são um grupo volumoso de leigos e leigas nas nossas comunidades”, disse.

Ainda de acordo com ele, “o desafio, sem dúvida, é conscientizar a Igreja da importância de reconhecer os leigos e leigas como sujeitos eclesiais da evangelização. Um tema muito querido no último Concilio Ecumênico e que sem dúvida, fortalece a comunidade nos seus diferentes carismas e ministérios”, finalizou padre Marcelo.