Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Diocese de Barretos promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020

Foto | Diocese de Barretos promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020
João Francisco Teixeira é o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade

Cerca de 120 pessoas participaram do encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020) no domingo (09), na Cúria Diocesana de Barretos. A CF 2020 tem como tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso", e como lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lucas 10, 33-34).

A metodologia utilizada no encontro foi a do Ver-Julgar-Agir. O seminarista Carlos Araki trabalhou a parte do Ver e levou os participantes a identificarem os desequilíbrios com os desígnios de Deus que prejudicam o homem de viver em plenitude e amor. "Devemos, portanto, lançar mão de um olhar crítico, orgânico e misericordioso para por a mão na massa e agir com compaixão e caridade", explicou.

A segunda parte, que foi a do Julgar, foi conduzida pelo seminarista Daniel Canevarollo. O julgar teve um olhar a partir da Sagrada Escritura, particularmente no lema da CF que remete à passagem do Bom Samaritano, no Evangelho de Lucas. "Nós não julgamos a partir de nós mesmo, mas a partir da Palavra de Deus. (...) Vamos olhar um pouquinho para essa parte da compaixão. Se nós estamos falando de vida, dom e compromisso, cabe a nós também uma reflexão sobre o significado do sentido da nossa vida", enfatizou Daniel.

Seminarista Carlos

A irmã Maria Bernadete Meneghello assessorou a terceira parte. Dentro do Agir, a religiosa disse que a CF é muito ampla e bem acolhida em diversas esferas da sociedade além da Igreja, como escolas, associações e câmaras municipais, bem como por meio do diálogo inter-religioso e do ecumenismo. Disse ainda que os católicos devem aproveitar essa abertura e aceitação da CF para agir. "Por exemplo, o Bom Samaritano: Ele viu, sentiu, e fez alguma coisa. Todos passaram e viram, mas ele viu e fez alguma coisa. Nós, então, precisamos ter um olhar diferenciado. A CF nos motiva a promover a caridade de maneira bem concreta", exemplificou a freira.

Além de representantes das paróquias das cidades de Barretos, Guaíra, Cajobi, Morro Agudo e Olímpia, o encontro contou com a participação de religiosas, dos padres Tulio Gambarato, Antonio Kopitski e Thiago Reis, e do bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior.

A reflexão do tema e lema da CF 2020 terão início nas paróquias de todo o Brasil a partir da Missa de Quarta-feira de Cinzas que marca o início do Tempo Quaresmal na Igreja.

Seminarista Daniel

Irmã Bernadete