Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Foto | Diocese de Barretos realiza neste fim de semana a Coleta para o Congresso Eucarístico Nacional 2020
A Diocese de Barretos realiza, em todas as comunidades paroquiais, nas missas dos dias 21 e 22, a Coleta em benefício ao 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que fora convocada neste mês de setembro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As coletas das missas serão destinadas para custear as despesas do CEN 2020 que acontecerá na a Arquidiocese de Olinda e Recife/PE, de 12 a 15 de novembro de 2020.

O Congresso terá como tema “Pão em todas as mesas”, escolhido por inspiração no contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

A programação, que tem sido preparada por todo o Regional Nordeste 2 da CNBB, promete “intensa atividade religiosa e litúrgica”. A abertura do Congresso será na Arena de Pernambuco e haverá a celebração da Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias, também no estádio de futebol. Ocorrerão celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras. O encerramento será na Praça do Marco Zero.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro e reúne o povo de Deus em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o CEN acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um CEN – o terceiro, em 1939.

A decisão de realizar o 18º Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017.