Domingo, 26 de setembro de 2021

Foto | Dom Milton admite seminarista às ordens sacras e institui outros dois a ministérios no dia 03 de outubro
Willian, Matheus e Daniel

Durante a Celebração Eucarística das 9h30, do dia 03 de outubro, presidida por Dom Milton Kenan Júnior na Catedral Divino Espírito Santo, o seminarista Willian Reis será admitido às Ordens Sacras. Já o seminarista Matheus Silva será instituído Ministro da Palavra, enquanto o seminarista Daniel Canevarollo receberá o Ministério do Acolitato.

Willian cursa o 1º ano de teologia; Matheus está no 2º ano de teologia; e Daniel cursa o 3º ano de teologia. Os três e os demais seminaristas da Diocese de Barretos moram em São José do Rio Preto onde passam por formação no Seminário Propedêutico e Seminário Maior.

O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se ao seminarista aspirante ao diaconato, e por conseguinte, ao presbiterato. Nele, o seminarista manifesta publicamente sua vontade de se doar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem Sagrada.

No rito de Instituição do Ministério de Leitor, o seminarista se torna leitor oficial das Sagradas Escrituras na Liturgia. Ele recebe a função de anunciar as Escrituras Sagradas pela pregação, vida e oração.

Já no rito de Instituição do Ministério de Acólito, o seminarista se torna ministro responsável por algumas funções na liturgia como preparar a mesa eucarística, além de ser sinal de Cristo servidor.