Terça-feira, 26 de maio de 2020

Foto | Dom Milton emite determinações sobre a Celebração de Corpus Christi na Diocese de Barretos
Dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos, emitiu um comunicado, no último dia 22, de como a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida também por Corpus Christi, deve ocorrer nas paróquias do bispado no próximo dia 11 de junho em razão da pandemia do coronavírus que ainda exige o isolamento social.

Como acontece desde março, a missa deste dia também deve acontecer sem a presença de fiéis, sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais e rádios.

Após a conclusão da celebração eucarística pode ocorrer a bênção com o Santíssimo Sacramento após um período de oração (10 a 15 minutos), com pequenas monições e cânticos eucarísticos.

Os padres que desejarem percorrer, neste dia, algumas ruas de suas paróquias com o Santíssimo Sacramento deverão fazer em carro devidamente preparado, sem o acompanhamento de carreatas a fim de evitar aglomerações. Os fiéis poderão ornamentar discretamente as portas de suas casas como gesto de devoção para com o Senhor sacramentado.

O prelado sugere que os fiéis sejam orientados a realizarem, durante o percurso do Santíssimo, doações de gêneros alimentícios ou similares para serem doados a famílias carentes.

“Em razão da pandemia, os fiéis ficam dispensados do preceito deste dia; embora exorto vivamente a todos para que acompanhem a celebração eucarística pelas emissoras católicas de rádio e televisão, ou através das Lives, onde de costume neste tempo estejam acompanhando as celebrações dominicais”, disse o bispo diocesano no comunicado invocando a todos as bênçãos de Deus.

Foto: Claudia Pereira - Fotografia Religiosa