Terça-feira, 10 de julho de 2018

Foto | Encontro Diocesano trata de nova metodologia para a realização dos Cursos de Noivos
Célia e Valério apresentaram a metodologia

Foi realizado no sábado (07), na Cúria Diocesana, um encontro envolvendo lideranças da Pastoral Familiar de paróquias da diocese com objetivo de iniciar um trabalho para preparação de casais para o casamento.

Segundo o coordenador diocesano da Pastoral Familiar, José Valério de Mastro Dias, não basta haver um rápido curso de noivos apenas para obter um certificado e poder se casar na Igreja. “É de suma importância uma melhor preparação mais séria e profunda”, disse.

Durante o evento, foi apresentado a metodologia a ser utilizada nos encontros de noivos do subsídio “Matrimônio: encontros de preparação”. Este material propõe a realização de encontros em um ambiente de simplicidade, profundidade e comprometimento, sendo este indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a preparação para a vida matrimonial.

Dom Milton Kenan Júnior esteve presente no encontro e falou que a proposta do Setor Família da CNBB é de que a preparação para o matrimônio tenha um alcance maior do que aquela que se limita ao curso de noivos. “Não se trata mais de curso, mas de encontros para o matrimônio”, ressaltou.

O prelado destacou que o objetivo dos encontros é transmitir o pensamento da Igreja a respeito do matrimônio e da família, mas também a experiência de casais cristãos que vivem a graça do sacramento. “O desafio não é somente preparar, mas acompanhar os jovens casais para que possam crescer na aliança matrimonial. Acompanhar os casais de tal forma que eles possam sentir-se vinculados à comunidade e ajudados por ela na realização da sua vocação. A nova proposta do Setor Família para os encontros de preparação para o matrimônio permite aos noivos interagir com aquilo que a Igreja propõe e que eles, por sua vez, se propõem viver”, falou ressaltando ainda que a Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II (1979), já previa a catequese pré-matrimonial.

Pe. Cláudio Beraba assessora a o Setor Família

Participaram do evento 52 agentes. Da cidade de Barretos, estiveram presentes representantes da  Catedral Divino Espírito Santo, São João Batista, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, São Luís Gonzaga e Santo Antônio de Pádua. De Olímpia participaram agentes das paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida. As duas paróquias de Guaíra estiveram representadas: Nossa Senhora Aparecida e São Sebastiao.
“Demos o primeiro passo para que possamos mudar e melhorar, quando tratarmos de sacramento matrimonial”, finalizou Valério.

Fotos: Milton Figueiredo