Terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Homenagem à Irmã Bernadete

Foto | Homenagem à Irmã Bernadete
Irmã Bernadete com Pe. Evandro e Dom Milton

Às vésperas da celebração da Jornada Mundial da Vida Consagrada, chegou-nos a feliz notícia de que, neste ano, o Grupo Monteiro de Barros concederá o troféu “Dom José de Matos” à querida Irmã Bernadete Meneghello, atual Presidente do Educandário Sagrados Corações, situado aqui em Barretos.

Para os que são próximos dela sabem da sua simpatia, do seu espírito de serviço, e da sua sensibilidade com a causa dos mais pobres atendidos pelas instituições da nossa cidade.

É religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência, onde fez sua profissão religiosa aos 2 de fevereiro de 1986 . Está entre nós já há oito anos à frente do Educandário Sagrados Corações. Desde 2015, seja no Educandário, como também quando dirigia a Casa Abrigo, trabalha com crianças e famílias no horário contrário à escola, no Projeto Paz e Bem.

No dia a dia acompanha os colaboradores, prestadores de serviço, voluntários, bem como atende as famílias das crianças assistidas pela entidade, orientando-as e procurando despertar valores que façam com que as famílias, assumam a sua missão de formar e acompanhar responsavelmente a educação dos seus filhos.

Na Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência, hoje, é Vice Provincial e responsável pela formação das candidatas à vida religiosa.

Em nossa Diocese colabora com as atividades das pastorais sociais,  desempenhando um papel de grande importância à frente da Comissão Pastoral a Serviço da Vida e da Esperança. E no Município é membro do CMDCA.

Não são poucas as atribuições e atividades realizadas pela Irmã Bernadete em nosso meio. Por isso o agradecimento da Diocese ao Grupo Monteiro de Barros pelo reconhecimento e pela  homenagem destinada à benemérita religiosa, nossa querida Ir. Bernadete.

Não nos é difícil compreender que Ir. Bernadete vive plenamente sua consagração a Deus servindo a Igreja e aqueles que são os prediletos de Jesus: os mais pobres, as crianças e jovens carentes. Por isso, qual lâmpada colocada num candeeiro (Mc 4, 21), Irmã Bernadete com sua vida e sua dedicação integral à missão é para todos nós um exemplo que nos estimula a amar a Deus servindo os irmãos.

Parabéns Irmã Bernadete! É uma grande satisfação e alegria tê-la conosco e contar com sua amizade e exemplo.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos