Sexta-feira, 15 de março de 2019

Foto | Livros históricos e sapienciais são o primeiro tema das aulas da Escola de Teologia para Leigos
A Escola de Teologia para Leigos Santo Tomás de Aquino iniciou as aulas do segundo ano do curso cíclico na segunda-feira (11). O primeiro professor deste ano é o padre Marcelo Vieira da Silva, que por dois meses, às segundas-feiras, dará aulas sobre os livros históricos e sapienciais da Sagrada Escritura.

Os livros históricos são: Josué, Juízes, Rute, 1º e 2º de Samuel, 1º e 2º dos Reis, 1º e 2º das Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Ester, Judite, 1º e 2º livro dos Macabeus. Já os sapienciais (ou didáticos), que apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel são: Jó, Eclesiastes, Provérbios, Sabedoria, Eclesiástico, Salmos e Cântico dos Cânticos.

Padre Marcelo em entrevista para a ValeTV

Padre Marcelo é pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e professor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto. No Seminário, o sacerdote ministra aulas sobre dimensão bíblica.

Segundo o presbítero, quando se está diante de um texto bíblico, se está diante de um mundo muito diferente e deve-se ter o cuidado para não fazer uma interpretação à forma com que se quer enxergá-lo hoje. “Há uma distância imensa entre nós e o povo que gerou esses escritos. Além da distância cronológica (...), há a distância cultural: nós moramos no Ocidente e os textos que chegaram para nós aqui são textos orientais. A forma de pensar e raciocinar é diferente da nossa. Por isso, é preciso fazer esse trabalho de aproximação de distâncias cronológicas, cultural (que é a mais difícil de se fazer), e também geográfica. (...) É um contexto diferente do nosso. (...) Não podemos fazer o texto falar aquilo que a gente quer que ele fale. É como se a gente dialogasse com alguém e colocasse palavras em sua boca. (...) Um curso sobre Bíblia, sobre Teologia, serve para que isso não aconteça”, disse.

Dom Milton dando as boas-vindas aos participantes

O bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, esteve presente na primeira aula e falou que a teologia é a ciência que nos ajuda a aprofundar a fé. “E o que é aprofundar a fé? É descobrir as raízes da nossa fé!”, explicou.

Este ano há alunos das cidades de Barretos, Guaraci, Guaíra, Olímpia e Bebedouro (Diocese de Jaboticabal), num total de aproximadamente 90 participantes. As aulas são ministradas na Sede dos Vicentinos, no centro de Barretos.

Padre Ronaldo Miguel, diretor da Escola de Teologia, em entrevista para a Rede Vida

Fotos: Milton Figueiredo