Notícias


Papa rezará no lugar do primeiro presépio feito por São Francisco de Assis


Quinta-feira, 28 de novembro de 2019


Foto | Papa rezará no lugar do primeiro presépio feito por São Francisco de Assis

Tem início neste domingo, 1º de dezembro, em toda a Igreja o Tempo do Advento e o Papa Francisco anunciou que estará em Greccio, lugar do primeiro presépio feito por São Francisco.
 
“Irei a Greccio para rezar no lugar do primeiro presépio que fez São Francisco de Assis e enviar a todo o povo fiel uma carta para que entendam o significado do presépio. Faço votos a todos vocês que, no Advento, a espera do Salvador, preencham os seus corações de esperança e os encontre alegres no serviço aos mais necessitados”, disse o Pontífice na quarta-feira (28).
 
O desejo de recordar o nascimento de Jesus veio a São Francisco de Assis durante uma viagem à Palestina. O santo teve o desejo de reproduzir a cena do nascimento de Jesus. No outono de 1223, São Francisco foi a Roma para ver o Papa Honório III, e pediu ao Santo Padre a permissão para que o realizasse.
 
Tendo obtido permissão, São Francisco voltou a Greccio, cidade que lembrava Belém. Disse ao jovem Giovanni Velita, um morador da Região de Rieti e que se tornou seu amigo: “Quero celebrar aqui a noite de Natal. Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a caverna de Belém! Este é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante”.
 
E assim, em 24 de dezembro de 1223, o nascimento do Menino Jesus foi encenado. Havia a gruta, o boi e o burro. Nenhum dos presentes assumiu o papel de José e Maria, porque São Francisco não queria que o nascimento de Jesus fosse um “espetáculo”. Só mais tarde, nos presépios do mundo, os outros personagens foram acrescentados.
 
Em Greccio, todos os anos, a memória deste evento é encenada. Não apenas um presépio vivo, mas uma reconstituição dos momentos que levaram São Francisco a realizar o presépio de Jesus.
 
O primeiro domingo do Tempo do Advento é a data correta para que os cristãos católicos montem seus presépios e Árvores de Natal.
 
Fonte e Foto: Canção Nova  – Daniel Mafra

Comentários