Segunda-feira, 29 de julho de 2019

Rapazes participam de Encontro Vocacional Diocesano na Catedral

Foto | Rapazes participam de Encontro Vocacional Diocesano na Catedral
Pe. Carlos, seminaristas e jovens participantes do encontro

Sete rapazes que estão discernindo sobre o chamado à vocação sacerdotal participaram na manhã de domingo (28), de um Encontro Vocacional Diocesano no salão paroquial da Catedral Divino Espírito Santo, em Barretos.

O encontro teve início com a santa missa na Catedral, e depois, segundo o padre Carlos Fischer - assessor diocesano da Pastoral Vocacional, o intuito "foi ajudá-los a discernir e amadurecer o chamado". "Tratamos questões como 'Por que quero ser padre?', bem como outros temas como 'Quem sou eu?', 'De onde vim e pra onde vou?', 'Como me relaciono comigo mesmo, com Deus e com o outro?', questões familiares e o ser cristão", explicou.

Dom Milton Kenan Júnior participou boa parte do encontro e contribuiu com reflexões sobre cada um dos pontos tratados, sobretudo o amadurecimento desse chamado. "Ele falou muito também sobre conflitos, dúvidas, questionamentos acerca do chamado à vocação sacerdotal", contou padre Carlos.

O evento contou com a participação dos padres Deusmar Silva e Celso Frassi, e dos seminaristas Matheus Silva, Israel Leonardi e Leonardo Santana.

Os participantes do encontro foram Bruno Brito Santos, Ítalo Mulato e Gleydson Silva da Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci, Dheyson Silva e Renan Lacerda da Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis, Mateus Claudino da Paróquia Santa Ana e São Joaquim de Barretos, e João Pedro Ribeiro da Paróquia São José de Morro Agudo
.
O candidato ao presbiterado, na Diocese de Barretos, passa por um processo formativo de pelo menos oito anos, sendo o primeiro ano no Seminário Propedêutico e depois sete anos no Seminário Maior onde estuda três anos de filosofia e quatro de teologia.

Estão programados mais duas edições do Encontro Vocacional acerca do discernimento sacerdotal, um em setembro e o outro no mês de novembro. Rapazes interessados em participar devem procurar os padres nas paróquias.