Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Foto | Resultado de processo avaliativo é apresentado em Assembleia Diocesana de Pastoral
Aproximadamente 100 pessoas participaram da Assembleia Diocesana de Pastoral que teve como objetivo avaliar o processo de implantação do 3º Plano Diocesano de Pastoral, no sábado (09). O evento aconteceu na Cúria Diocesana com a presença do bispo diocesano, padres, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, e membros do Conselho Diocesano de Pastoral.

O bispo diocesano lembrou a todos os presentes que aquele era um momento em que culminava todo o processo de revisão e avaliação a partir do processo iniciado em setembro passado realizado nas paróquias, nos movimentos e pastorais, no clero, nas regiões pastorais e no Conselho Diocesano de Pastoral. Ele falou ainda que a assembleia era uma pausa em todo o caminho percorrido. “Uma pausa que nos permite ver o caminho percorrido, os nossos avanços, os nossos desafios, os nossos riscos... Então, é um momento importante da nossa caminhada pastoral”, expressou.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Thiago Reis, lembrou a todos da presença constante em nosso meio do patrono diocesano, o Divino Espírito Santo: “Com certeza o dia de hoje é um dia de alegria, um dia de voltarmos para casa motivados, renovados, porque o Espírito Santo caminha conosco, Ele está no meio de nós!”. Falou ainda que a aquele momento não era para indicações, mas apenas para mostrar o resultado da avaliação.

Pe. Thiago - coordenador diocesano de pastoral

Pe. Éder - Diocese de Jaboticabal

O padre Eder Soares, da Diocese de Jaboticabal, que participou do início de elaboração do 3º Plano de Pastoral, esteve presente no encontro e apresentou uma reflexão a partir da Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco, a “Evangelli Gaudium” (Alegria do Evangelho). Nela, o Santo Padre pede uma Igreja missionária, em saída, com as portas abertas e que saiba anunciar a todos a alegria do Evangelho.

Padre Thiago disse que, a partir de agora, o Secretariado de Pastoral e as comissões das urgências pastorais receberão as respostas de todo o processo avaliativo e tudo o que foi discutido na plenária da Assembleia e sentindo as necessidades irão procurar atender as necessidades apresentadas tendo como base o 3º Plano de Pastoral.

A Diocese de Barretos

A Diocese de Barretos foi criada pelo Papa São Paulo VI, no dia 14 de abril de 1973. É formada por 13 municípios ao norte do Estado de São Paulo com 24 paróquias e uma quase paróquia. Segundo o último Senso, de 2010, possui uma população de aproximadamente 325 mil habitantes, sendo que cerca de 235 mil se declaram católicas.

Atualmente a diocese conta com 33 padres diocesano (um estudando em Roma), dois diáconos permanentes, cinco seminaristas cursam a teologia e dois cursam filosofia e outros dois estão no Seminário propedêutico.

A vida religiosa masculina no bispado de Barretos conta com 13 padres religiosos, cinco irmãos, 18 postulantes e 11 aspirantes. Já a feminina tem 22 religiosas, 30 membros de institutos seculares, seis aspirantes, cinco postulantes e quatro noviças.

São 12 pastorais, 14 movimentos e um ministério organizados de forma diocesana que animam a caminhada pastoral da diocese, junto com três projetos de Novas Comunidades.

A diocese conta ainda com um Tribunal Eclesiástico e um Tribunal de Postulação que trabalha na causa de santificação do Servo de Deus Padre André Bortolameotti, e três capelanias hospitalares em Barretos: Santa Casa de Misericórdia, Hospital do Amor e Hospital São Judas Tadeu.

Clique aqui para ver mais fotos!
Fotos: Milton Figueiredo