Quarta-feira, 20 de maio de 2020

Foto | Reunião Virtual apresenta as dimensões de trabalho e as linhas de ação do Setor Comunicação na diocese
Aproximadamente 30 pessoas participaram, na noite de terça-feira (19), da primeira reunião virtual da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Barretos. Promovida pelo Setor Comunicação, o encontro teve a participação de coordenadores paroquiais da Pascom e agentes paroquiais que auxiliam as paróquias nas missas e demais transmissões ao vivo pelas redes sociais.

A reunião foi coordenada pelo assessor eclesiástico do Setor Comunicação, diácono Pedro Henrique Lopes, com o auxílio do seminarista Matheus Silva e do assessor de comunicação e imprensa da diocese, Milton Figueiredo. O objetivo era articular os agentes de comunicação e coordenadores paroquiais da Pascom para dinamizar este serviço pastoral no bispado.

Após uma breve apresentação individual e dos trabalhos que realizam nas paróquias, foi exposto a dinâmica de trabalho do Setor Comunicação que é dividido em três dimensões: Técnica, Pastoral e Instrumental.

Foi solicitado aos participantes que motivem a reflexão do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais nas missas transmitidas pelas redes sociais, do próximo domingo, dia 24, Solenidade da Ascensão do Senhor. A data conta com a tradicional mensagem do Papa Francisco que este ano tem como tema Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Além disso, foi disponibilizado o link para download do material preparado pela Pascom Brasil para essa data.

Foi reapresentado o Manual de Identidade Visual para a diocese e orientações sobre o programa OBS que muitas paróquias já utilizam para as transmissões ao vivo nas redes sociais, bem como proceder para que as notícias paroquiais sejam divulgadas também nos canais de comunicação oficiais da diocese.

“Fiquei muito feliz com a participação dos agentes das paroquias em nossa primeira experiência de uma reunião virtual em que pudemos partilhar as experiências e trocar ideias. Apesar de ser um modelo novo de se reunir, foi muito participativa e positiva. Pretendemos nos reunir mais vezes dessa forma, mesmo depois de terminada a pandemia e o isolamento social, pois facilita muito a participação dos agentes que não têm que se deslocar de suas paróquias até um determinado local. Iremos investir mais em formação, especialmente com vídeos, já que no momento é o principal recurso que temos para utilizar nesse período”, disse o diácono e assessor do Setor, Pedro Henrique Lopes.