Sexta-feira, 21 de junho de 2019

Foto | Seminaristas são admitidos como candidatos às ordem sacras durante missa pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero
O presbitério da Diocese de Barretos, junto aos diáconos permanentes e seminaristas com o bispo diocesano, se reuniram nesta sexta-feira (21), para juntos celebrarem, antecipadamente, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.

O encontro teve início às 10h na Casa de Encontro e Retiros Dom Antonio Maria Mucciolo, na Cidade de Maria com adoração ao Santíssimo Sacramento e uma meditação conduzida pelo padre Ronaldo Miguel.

Diácono Permanente Lombardi

Roger, Israel, Daniel e Dom Milton

Pe. Ronaldo

Segundo o presbítero, a proposta para esse ano foi de refletir uma das sete homilias do Papa Francisco por ocasião das Quintas-feras Santas. "Eu fiz uma síntese das sete homilias que ele fez desde 2013, e basicamente o Santo Padre trabalha o tema central da liturgia que é dimensão da unção. Um padre que é ungido para ungir outras pessoas, como diz o papa: 'ungidos na alegria para ungir na alegria!'. O nosso ministério se renova na medida em que nós distribuímos aos fiéis, ao povo, aquela unção que um dia nós recebemos no nosso sacerdócio, na nossa ordenação", explicou o sacerdote.

Em seguida, Dom Milton Kenan Júnior presidiu a Eucaristia com o rito de admissão dos seminaristas Daniel Canevarollo, Israel Leonardi e Roger Carmanhan como candidatos  às ordens sacras. Segundo o Cerimonial dos Bispos (n.479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. Os três jovens se preparam para o Presbiterato, ou seja, para serem padres.

O bispo diocesano disse que a imagem mais perfeita da Igreja era aquela, o presbitério reunido ao redor do seu bispo. Falou ainda que uma vez santificados possam santificar o povo, e acolheu agradecido os seminaristas que foram admitidos às ordens sacras. "São razão da nossa alegria! É um gesto simples. Eles não assumem nenhum ministério na Igreja, mas esse gesto quer expressar a comunhão da Igreja que vai acompanhando a formação dos candidatos ao presbiterato. Que vocês perseveram na sua vocação!", expressou.

A antecipação do Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, que será celebrada por toda a Igreja Católica no dia 28, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, se dá em razão de que neste mesmo dia o bispo diocesano e padres da diocese participarão da Missa em Ação de Graças pelos 75 anos do Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde moram e estudam seminaristas da diocese, na cidade de José do Rio Preto. A eucaristia lá será celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 10h.

Fotos: Milton Figueiredo