Multimídia - Artigos

Segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Comunicado Diocesano de Dom Milton - Novembro 2020

Foto | Comunicado Diocesano de Dom Milton - Novembro 2020
Tendo ouvido o Secretariado Diocesano de Pastoral da nossa Diocese de Barretos, venho, por meio deste comunicado, esclarecer algumas medidas consideradas importantes na retomada das atividades eclesiais, neste período de pandemia.

Desde há algum tempo os municípios da Região Barretos, Franca e Ribeirão Preto (onde está localizada a nossa Diocese) estão na faixa amarela, onde é possível uma maior flexibilização nas medidas sanitárias, possibilitando a retomada gradativa de participação de fiéis nas celebrações litúrgicas e outras atividades eclesiais.

Quase concluindo o ano de 2020, período difícil para nós em razão da pandemia do covid-19, agradecemos a Deus pelos muitos fiéis católicos que, no período em que era um grande risco à saúde participar das celebrações litúrgicas, em razão do contágio provocado pelas aglomerações, não deixaram de acompanhar as celebrações pelas transmissões ao vivo por redes sociais. Reuniram-se em seus lares para a oração com a Palavra de Deus, colaboraram com suas paróquias através do dízimo, coleta de alimentos e outros gêneros para o socorro das famílias mais carentes e em situação de grande sofrimento; e agora estão retomando gradativamente a sua participação na vida litúrgica em suas paróquias.

Ao mesmo tempo não podemos deixar de considerar o número expressivo de agentes de pastoral, que atuam na catequese, na liturgia, ministros e membros dos movimentos eclesiais e das pastorais; que com determinação não deixaram de cumprir sua missão, apesar do isolamento, foram criando mecanismos que permitiram a proximidade, o contato mesmo à distância e o cumprimento de muitas atividades na vida das suas paróquias, mantendo os serviços essenciais em suas comunidades paroquiais.

Neste momento ainda de incertezas, venho para dizer aos fiéis de nossa Diocese que nossas igrejas, obedecendo as determinações das autoridades sanitárias, são um lugar seguro e, portanto, mesmo que não seja aos domingos, cada um possa participar semanalmente da celebração eucarística, alimentando-se assim com o Corpo do Senhor!

Muitas atividades realizadas em nossas comunidades podem ser reiniciadas a partir do próximo ano, se conservada a classificação amarela; mas estejamos conscientes de que é preciso que nos preparemos, adaptando os espaços, modificando os horários, treinando os responsáveis para evitar o contágio. Com o cuidado e o esforço de todos nós, aquelas atividades que exigem acompanhamento poderão ser retomadas sem prejuízo de ninguém.

Lembro-lhes também que nos próximos dias 21 e 22 deste mês de novembro, sábado e domingo, realiza-se na Igreja do Brasil a Coleta do Bem, promovida pela CNBB em substituição à Coleta da Solidariedade e da Evangelização deste ano. O fruto desta Coleta destina-se às atividades sociais e ao mesmo tempo evangelizadoras da CNBB e das Dioceses de todo o Brasil. Estejam certos de que são muitas as comunidades carentes e projetos sociais em regiões pobres do Brasil que se beneficiarão da nossa solidariedade fraterna.

Enfim, estamos bem próximos do tempo do Advento, quando se realizam as celebrações do Sacramento da Penitência em preparação para o Natal, com grande afluência de fiéis. Considerando o grave risco que há com as aglomerações em razão da pandemia, e a realidade de muitos padres que estão na faixa de risco, comunico que fica a critério dos párocos celebrar em suas comunidades o sacramento da reconciliação com absolvição geral, conforme os cânones 961-962 do Código do Direito Canônico.

Quero, mais uma vez, expressar aqui minha gratidão a todo o clero da Diocese de Barretos que, de forma madura e conjunta, caminhou neste período difícil para a vida do mundo e da Igreja, testemunhando assim que somente unidos podemos dar respostas à altura dos desafios que enfrentamos, e assim nos mantermos fiéis ao cumprimento da nossa missão evangelizadora.

Confiando-nos mais uma vez ao Divino Espírito Santo, Patrono da nossa Diocese, pelas mãos maternais de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, invoco sobre todos copiosas bênçãos divinas.

A todos e todas paz e bênção no Senhor!

Barretos, 16 de novembro de 2020

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Por: Dom Milton Kenan Junior