Multimídia - Circulares

Segunda-feira, 31 de julho de 2023

Circular de Agosto 2023

Foto | Circular de Agosto 2023 Foto | Circular de Agosto 2023

Prezados (as) irmãos (ãs)

Entre as muitas atividades que acontecem no mês de agosto, também chamado “mês vocacional”, por valorizar a cada semana uma vocação específica; neste mês se realiza também a “Semana da Família” que, neste ano, tem como tema: “Família, fonte de vocações”.
    Quando a Igreja do Brasil celebra o 3º Ano Vocacional com o tema: “Vocação: Graça e Missão”, as comunidades espalhadas pelo nosso imenso país são chamadas a compreender a família como fonte, lugar e expressão das vocações.
    Apesar das muitas ameaças e desafios que as famílias enfrentam, embora o modelo de família parece assumir fisionomias novas provocadas pela mudança de época, num número imenso de famílias (certamente a maioria) ainda hoje as escolhas e decisões mais importantes da vida se realizam.
    Graças ao testemunho cristão de tantos pais, avós, jovens e adultos no seio de nossas famílias, vemos que os exemplos de santidade, de fidelidade, de solidariedade, de entrega e de sacrifício, de amor sem medida, fazem com que o chamado do Senhor continue a ressoar em tantos corações.
    O tema deste 3º Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão” nos convida, em primeiro lugar, para a dimensão da gratuidade que envolve todo chamado. Num tempo onde a lógica é a troca, e o critério é o da eficiência, o chamado surge como algo gratuito, inesperado, imerecido e surpreendente.
    É na família que fazemos a experiência da gratuidade mais importante, seja no amor recíproco, na geração da vida, do carinho e afeto partilhados, do perdão sempre necessário, do tempo dedicado aos mais frágeis e necessitados. É a partir desta experiência que nos tornamos capazes de acolher o chamado de Deus, que não coloca condições, mas espera sempre a disponibilidade e a confiança por acolhê-lo e realizá-lo.
    Mas vocação também se conjuga com missão. Todo chamado implica uma missão. Na verdade a nossa própria vida é uma missão. Não é por acaso que Deus nos chama à vida e se revela como nosso Amigo e Salvador; Ele o faz para que possamos reconhecer a missão que nos é própria.
    Nas nossas famílias aprendemos que viver a vida como missão é a oportunidade de preenchê-la de sentido e de alegria. Somente quando nos damos conta da razão pela qual vivemos e o porquê existimos é que fazemos da nossa vida a aventura mais fascinante nesta terra.
    Entre os revezes da vida não são poucos os que, em nossas famílias, nos dão lição de vida abraçada como missão, movidos sempre pela fé no amor de Deus, que enviou o seu Filho ao mundo com a missão de reunir os seus filhos dispersos.
    Deixo aqui o convite para que você participe em sua paróquia das atividades da Semana da Família, deixando-se envolver pela graça e a missão que o chamado de Deus nos manifesta.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL
(AGOSTO 2023)

4 – CONFRATERNIZAÇÃO DO CLERO, no Sitio Santo Antonio, no Bairro Rural Três Barras, em Barretos.

6 – MANHÃ DA FAMÍLIA, no Salão da Matriz de S. Luís Gonzaga, em Barretos, das 8h às 12h.

9 – Conselho de Presbíteros, na Residência Episcopal, às 9h.

10 – Ordenação Diaconal do Seminarista Matheus Francisco da Silva, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, às 19h30.

14 a 17 – Retiro Espiritual para o clero de Limeira

22 – Encontro de Formação do Clero do Sub-Regional RP2 em São José do Rio Preto, na Paróquia São Judas Tadeu.

23 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 9h30.

Outras Circulares