Multimídia - Circulares

Circular de Dezembro 2023

Foto | Circular de Dezembro 2023 Foto | Circular de Dezembro 2023

Prezados irmãos e irmãs,

Com a liturgia do primeiro domingo do Advento nós iniciamos um novo ano litúrgico e, ao mesmo tempo, o tempo de espera e preparação para o Natal do Senhor. Serão quatro semanas em que a Igreja quer despertar-nos para a volta do Senhor e simultaneamente nos fazer reviver a espera e expectativa pela vinda do Salvador, que no Natal manifestou a todos a sua graça inefável (cf. Tt 3,4).

A celebração do Nascimento de Jesus no estábulo em Belém – revocada pela imagem do presépio – quer nos fazer vislumbrar a bondade de Deus para conosco. São Francisco, quando encenou o nascimento de Jesus em Greccio em 1224 (há 800 anos!), queria justamente fazer com que os corações das pessoas fossem tocados pela ternura e bondade de Deus, que na fragilidade de um Menino revelou a sua Face aos homens.

Em todos os anos revivemos este mistério na solene liturgia, nos presépios em nossos lares e em nossas igrejas, justamente para recordar-nos que somente a ternura e a bondade são capazes de salvar a nossa existência tão cansada de excessos e aparências. Nada é capaz de preencher nossos corações senão a bondade que dispensamos aos nossos semelhantes, e a bondade que acolhemos de Deus.

A veste por excelência da bondade é a pobreza. Ostentação jamais condiz com a bondade. Por isso é de se desconfiar da propaganda comercial do Natal que se utiliza da imagem do Papai Noel, este velhinho bonachão que se serve da ilusão para incitar as pessoas ao desperdício e ao desejo desenfreado de bens materiais

A sobriedade, a simplicidade e a humildade são as lições mais eloquentes que a cena do Nascimento do Senhor em Belém nos transmite. Não dá para esquecer que naquela noite bendita, em que o Filho de Deus nasceu entre nós, seus pais não encontraram um lugar na hospedaria, mas tiveram que se instalar entre os animais de um estábulo, como tantos homens e mulheres de todos os tempos que chegam a este mundo sem o aconchego de um lar e as boas vindas por sua chegada.

O Natal nos faz olhar para o nosso mundo atribulado, onde milhões de pessoas são obrigadas a abandonar sua terra para sobreviver à fome e ao abandono; aonde milhões de pessoas são obrigadas a viver na solidão sem ninguém que vele por elas.

Ao celebrar o Natal a cada ano somos convidados a abrir-nos à ternura e ao amor. Nossa celebração natalina não pode se limitar a votos de boas festas, a cartões coloridos e presentes que escondem seu vazio pelas embalagens atraentes que os envolvem. Não! Natal é convite a demonstrar nosso amor com obras, pois Deus, ao fazer-se um de nós, manifestou seu amor, mais do que por palavras, em gestos de bondade.

Mais do que sentimentos, o Natal exige de nós escolhas e obras cheias de ternura e bondade. Não somente numa data do ano, mas todos os dias, pois somente assim teremos compreendido a lição que Deus quis transmitir-nos com o nascimento do seu Filho.

Não permitamos que roubem a beleza do Natal reduzindo-o a uma festa pagã, onde o que prevalece é um jogo de palavras, chavões que se repetem sempre e que se limitam ao desejo egoísta de bem-estar e prazer. A beleza do Natal está na ternura e no amor. Pois, como diz o sábio: “a ternura salvará o mundo”!

AGENDA EPISCOPAL

DEZEMBRO 2023

1 – Santa Missa de encerramento das atividades do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, às 10h.

Santa Missa com Crismas no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, às 19h30.

2 – Encontro com membros da Comunidade “Pantocrator” no Salão Paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, às 19h.

3 – Concentração Diocesana das Sociedade São Vicente de Paulo, em Colômbia.

Santa Missa com Crismas na Igreja Matriz de S. João Batista, em Olímpia, às 19h.

4 – Confraternização do Clero.

6 – Treinamento de secretários paroquiais na Cúria Diocesana, em Barretos, às 14h.

9 – Missa com crismas na Igreja Matriz São Gabriel, em Jaborandi, às 19h.

10 – Concentração Diocesana do “Terço dos Homens”.

14 – Santa Missa com Crismas, na Catedral, para fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica) às 19h30.

15 – Santa Missa com Crismas, na Catedral, para fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica) às 19h30.

17 – Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz Sta. Ana e S. Joaquim, em Barretos, às 9h30.

20 – Santa Missa pelos 90 anos de criação da Paróquia São Gabriel, na Igreja Matriz de S. Gabriel, em Jaborandi, às 19h30.

24 – Santa Missa da Vigília de Natal do Senhor na Catedral Diocesana em Barretos, às 19h30.

25 – Santa Missa de Natal do Senhor na Catedral Diocesana em Barretos, às 10h.

31 – Santa Missa na Festa da Sagrada Família na Catedral Diocesana em Barretos, às 10h.

Outras Circulares