Multimídia - Circulares

Circular de Julho 2023

Foto | Circular de Julho 2023 Foto | Circular de Julho 2023

Prezados (as) irmãos (ãs),

Desde 2021, a Igreja comemora no domingo mais próximo do dia 26 de julho, memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus; o Dia dos Avôs e Avós.
    Para este dia o Papa Francisco prepara uma mensagem evocando um texto bíblico onde se destaca o papel dos idosos na realização do plano divino de salvação. Neste ano o texto bíblico é: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50).
    Estas palavras do cântico do Magnificat de Maria nos levam àquele encontro entre a jovem Maria e a anciã Isabel (cf. Lc 1,39-56), que nos revelam que “o Espírito Santo acompanha e abençoa todo encontro fecundo entre as gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos”, como afirma o Papa Francisco na sua mensagem para este dia.
    Ao contrário da mentalidade que descarta os idosos por não corresponderem aos padrões do nosso tempo, eles são portadores de experiência e de sabedoria, eles permitem às novas gerações compreenderem que pertencem a uma história maior do que aquela que vivemos e que nem tudo depende das capacidades e habilidades pessoais.
    Ao escolher este tema para a comemoração do Dia dos Avôs e Avós, o Papa Francisco chama a atenção para a relação que há nesta comemoração com a realização da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em Lisboa (Portugal) nos dias 2 a 6 de agosto próximo, com o lema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (cf. Lc 1,39).
    Ambos os acontecimentos nos levam às cenas do Evangelho da Infância de Jesus, precisamente a visita de Maria à sua parenta Isabel. Para ambas a gravidez demonstrava que “para Deus nada é impossível” (Lc 1,37) e era a realização do plano divino que no útero de uma virgem e de uma estéril manifestava a sua misericórdia sem fim, que se estende de geração em geração.
    Diz o Papa Francisco: “No encontro entre Maria e Isabel, entre jovens e idosos, Deus nos dá o seu futuro. Na realidade, o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história humana.”
    O desejo do Papa é que este abraço se realize ainda hoje. Pode parecer um gesto sem grande significado, mas abraçar expressa acolhida, ternura e respeito. Nossos vovôs e vovós precisam – talvez mais do que possamos imaginar – do nosso abraço que acolhe e aconchega. É neste abraço que se manifesta a ternura de Deus, que nos torna membros do seu povo santo, cuja pertença os nossos idosos nos asseguram.
    Neste ano, comemoraremos o Dia dos Avôs e Avós no dia 23 de julho! Não deixemos de lembrá-los na nossa oração.

Dom Milton Kenan Júnior

AGENDA EPISCOPAL
JULHO 2023

4 – Reunião do Conselho de Formadores, na Residência Episcopal, às 10h.

5 – Encontro da Província Eclesiástica com Formadores dos Seminários, em Jaboticabal, às 10h.

6 a 9 – SEMANA MISSIONÁRIA, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra.

16 – Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Colômbia, às 9h

25 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 9h