Multimídia - Circulares

Circular de Junho/2023

Foto | Circular de Junho/2023 Foto | Circular de Junho/2023

Prezados (as) irmãos(ãs)

Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho realizou-se em Itaici a 85ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul1, que compreende todo o Estado de São Paulo. O tema da Assembleia foi: “Uma Igreja em saída para as periferias” apresentado por Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, ex-secretário geral da CNBB.
    O termo “Igreja em saída” nós encontramos na Exortação “A Alegria do Evangelho” do Papa Francisco (EG 20). Embora a expressão seja nova, desde o Papa São Paulo VI ela ocupa um lugar de destaque no magistério dos Papas. São Paulo VI, depois São João Paulo II e Bento XVI chamaram insistentemente a Igreja para uma conversão missionária, ou seja, coloque a Igreja em estado permanente de missão.
    O Documento de Aparecida (2007) fala de “conversão pastoral” (nn. 365-370): abandonar as estruturas ultrapassadas que já não favorecem a transmissão da fé e a passagem de uma pastoral de conservação para uma pastoral decididamente missionária.
    Igreja em saída, porém, é uma expressão que indica que, para realizar a sua missão no mundo de hoje, mais do que realizar atividades isoladas é preciso que suas atividades, suas estruturas, seus hábitos tenham marcadamente uma conotação missionária.  Seja enquanto comunidades, como individualmente, todos precisamos nos converter em discípulos missionários de Jesus, para que Nele todos tenham vida!
    A expressão “Igreja em saída” revela que o ambiente em que os cristãos vivem hoje não é mais o mesmo o do passado. Se no passado a religião era única e hegemônica, tudo parecia concentrar-se em torno das Igrejas e capelas, e a ação pastoral era de manutenção ou conservação; hoje, prevalece a individualidade, a pluralidade, o eixo da sociedade tornou-se a economia de mercado; assim, a ação da Igreja precisa sublinhar a iniciação e a reiniciação à vida cristã.
    Até há pouco tempo a fé era transmitida no seio das famílias, a maioria dos lares conservava um ambiente religioso, de forma que a transmissão e a vivência da fé eram algo automático. Hoje não é mais assim. Hoje é necessário um anúncio e testemunho vivo de Jesus Cristo e do Evangelho.
    O Papa Bento XVI, quando proclamou o Ano da Fé, em 2011, dizia: “Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que não é assim em grandes setores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas.”
    Assim, na prática, ser uma Igreja em saída é estar mais próxima da vida das pessoas, termos a coragem de não nos contentarmos com concentrar, mas esforçarmos por descentralizar para irradiar com maior força a luz do Evangelho, deixando de esperar, mas ir ao encontro das pessoas aonde elas vivem e acolhê-las como a mãe amorosa sempre atenta à necessidade dos seus filhos.
    Daí será importante adotarmos novas atitudes e, ao mesmo tempo, conservarmos algumas que expressam nossa conversão missionária; como por exemplo: contínuo processo de iniciação à vida cristã, adequação dos horários ao ritmo da vida das pessoas, fortalecer a escuta e a participação das pessoas, fortalecer entre nós lugares e momentos fortes de espiritualidade para “recarregar as baterias”, utilizar as mídias e redes sociais para evangelizar. Uma Igreja em saída sabe acolher as diferenças, convive com a pluralidade, está aberta às novas pessoas e situações, está atenta às realidades socioambientais, agrega situações novas e causas que não se articulam e valoriza serviços e ministérios.
    As conclusões de nossa Assembleia Diocesana de Pastoral de maio de 2023 nos apontam este caminho. Vamos acolher o apelo que o Espírito Santo nos faz, confiando na proteção materna de Nossa Senhora, colocando-nos em estado permanente de missão.
    Meu abraço a todos,

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL

JUNHO 2023

2 –  Reunião do Conselho de Presbíteros, na Residência Episcopal, às 9h.

3 –  Missa no encontro do ECC na Igreja Matriz S. Luís Gonzaga, às 8h

Missa pelo Jubileu de Ouro do Pe. Gustavo em Guaíra, às  18h

6 – Encontro dos Padres de recente ordenação, na Residência Episcopal, às 10h

8 – Missa e Procissão de “Corpus Christi”, na Catedral Divino Espírito Santo, às 9h30