Multimídia - Circulares

Circular de Novembro

Foto | Circular de Novembro Foto | Circular de Novembro

Caríssimos irmãos e irmãs,

Neste mês ocorre o Dia Mundial do Pobre que, neste ano, se dá no dia 19 de novembro, ou seja, como de costume no 33º Domingo do Tempo Comum. Aqui em nossa Diocese de Barretos, antecipamos esta celebração para o dia 12 de novembro.

A cada ano, para este dia, o Papa envia uma mensagem chamando a atenção para algum texto bíblico, em que se evidencia a importância da atenção e do cuidado para com os pobres. Neste ano, com o lema: “Olhe para mim”, o Papa serve-se de um versículo do livro de Tobias: “Nunca afaste de algum pobre o teu olhar”. Trata-se de uma recomendação que o pai Tobias faz ao seu filho: «Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus» (Tb 4,7).

Tobias, que se tornara cego, experimentou a pobreza de forma cruel, por isso é capaz de compreender e compadecer-se daqueles que se encontram na necessidade. Curado por Deus, de forma extraordinária, ele afirma que o olhar de Deus se dirige especialmente aos que não desviam o olhar do pobre.

Assim, Francisco nos adverte sobre a realidade em que vivemos, que não favorece a atenção aos pobres. A realidade virtual acaba por sobrepor-se à vida real. Às vezes a imagem do pobre nos comove, mas na maioria das vezes não passa de uma comoção passageira. Num mundo marcado pela pressa, acabamos por não ter tempo para parar, socorrer e cuidar do pobre.

A parábola do bom samaritano, no dizer do Papa, não é uma realidade do passado, mas é bem atual, que desafia a todos nós que, com facilidade, delegamos aos outros o cuidado com os necessitados.

“O Livro de Tobias – escreve o Papa na sua Mensagem – ensina-nos a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres. É uma questão de justiça que nos obriga a todos de procurar-nos e encontrar-nos reciprocamente, favorecendo a harmonia necessária para que uma comunidade se possa identificar como tal. Portanto, interessar-se pelos pobres não se esgota em esmolas apressadas; pede para restabelecer as justas relações interpessoais que foram afetadas pela pobreza. Assim, «não afastar o olhar do pobre» leva a obter os benefícios da misericórdia, da caridade que dá sentido e valor a toda a vida cristã”.

A Comissão Sociotransformadora de nossa Diocese há algumas semanas publicou uma carta de incentivo à realização do “Dia do Pobre” em cada uma das nossas paróquias. Nesta carta algumas sugestões foram feitas, que valerá a pena dedicar tempo para preparar e realizar, como: estandes para corte de cabelo, manicure e pedicure, organização de documentação (envolvendo empresas como Sebrae, Senac, Poupatempo, OAB), momento de espiritualidade (exposição do Santíssimo Sacramento, oração do terço, confissões), um café da manhã ou almoço, exposição e esclarecimento sobre como buscar ajuda por meio de políticas públicas e muitos outros.

O próprio Papa ressalta: “Como seria significativo se, no Dia dos Pobres, esta preocupação de Tobias fosse também a nossa! Ou seja, convidar para partilhar o almoço dominical, depois de ter partilhado a Mesa Eucarística. A Eucaristia celebrada tornar-se-ia realmente critério de comunhão. Aliás, se ao redor do altar do Senhor tivermos consciência de sermos todos irmãos e irmãs, quanto mais visível se tornaria esta fraternidade, compartilhando a refeição festiva com quem carece do necessário!”

Com certeza nossa adesão à celebração do Dia do Pobre será expressão daquela comunhão que nos faz contemplar o mesmo Jesus nas espécies eucarísticas e nos rostos daqueles com os quais Ele diz se identificar (cf. Mt 25, 31-46).

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL

NOVEMBRO 2023

2 – Comemoração de todos os fiéis defuntos, com Santa Missa no Cemitério Municipal de Barretos, às 9h.

5 – Missa com Crismas, na Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo, em Miguelópolis, às 18h.

7 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana, em Barretos, às 9h.

8 – Reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, às 9h.

9 – Missa com Crismas, na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Barretos, às 19h30.

10 – Missa com Crismas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, às 19h30.

11 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Colômbia, às 19h.

12 – Missa com Crismas na Capela S. Judas, na Nova Barretos, às 8h.

Missa e comemoração do “Dia do Pobre”, na Igreja Matriz de S. Antônio de Pádua, em Barretos, às 11h.

17 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de São Benedito, em Barretos, às 19h30.

18 – Missa com Crismas na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Guaraci, às 19h.

19 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de São José, em Olímpia, às 19h.

21 – Missa com Crismas no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia, às 19h.

22 – Reunião do CDAE, na Cúria Diocesana, às 14h30.

23 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de São Luís Gonzaga, em Barretos, às 19h30.

24 – Missa com Crismas na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h30.

25 – Missa com Crismas na Capela Santo Antônio, em Ribeiro dos Santos, às 19h30.

26 – Concentração Diocesana dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, na Catedral, em Barretos, às 14h

Missa com Crismas na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Barretos, às 19h.

29 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de São João Batista, em Barretos, às 19h.

30 – REUNIÃO GERAL DO CLERO, na Casa de Encontros D. Antônio M. Mucciolo, em Barretos, às 9h.

Outras Circulares