Multimídia - Circulares

Circular de Outubro 2023

Foto | Circular de Outubro 2023 Foto | Circular de Outubro 2023

Prezados (as) irmãos e irmãs

“Ide da Igreja Local aos confins do mundo” é o tema do mês missionário deste ano, convidando a todos para abraçar a ordem de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).

O convite de Jesus dirige-se a cada discípulo seu para colaborar com Ele na implantação do seu Reino, que se dá pela proclamação da sua Palavra e pela celebração da Ceia que Ele confiou aos seus apóstolos, na noite em que Ele foi entregue.

Não se trata somente de um convite dirigido a cada batizado, mas dirigido a cada comunidade, precisamente a cada Igreja local (Diocese, Paróquia...). Todos os que foram evangelizados são chamados agora a evangelizar.

A missão é a vocação de cada batizado e de toda Igreja. No Documento de Aparecida os Bispos da America Latina e do Caribe sintetizaram este chamado nos termos tão conhecidos entre nós: “Discípulos-Missionários”. Aqueles que se sentam aos pés de Jesus para ouvi-lo são os mesmos que saem pelas estradas do mundo anunciando e testemunhando a sua palavra.

Neste clima realiza-se no terceiro domingo do mês de outubro o “Dia Mundial das Missões” que, neste ano, ocorre no dia 22 de outubro. Para este dia, o Papa envia uma Mensagem especial, que tem como inspiração bíblica neste ano: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-15).

O Papa adotou como tema da sua mensagem o lema do 3º Ano Vocacional do Brasil, ajudando-nos assim a compreender que na experiência dos discípulos de Emaús podemos compreender a nossa vocação e missão. Tendo os corações ardendo por causa da Palavra de Deus anunciada e acolhida, colocamo-nos a caminho para levar aos mais distantes a alegria do encontro com Jesus Ressuscitado.

Assim diz o Papa Francisco: “Não é possível encontrar verdadeiramente sem ser inflamado pelo desejo de contar a todos. Por isso, o primeiro e principal recurso para a missão são aqueles que reconheceram Cristo ressuscitado nas Escrituras e na Eucaristia, e que trazem o Seu fogo no coração e a Sua luz no olhar. Eles podem dar testemunho da vida que não morre jamais, mesmo nas situações mais difíceis e nos momentos mais sombrios”.

Oxalá a ordem de Jesus ressoe em nossos corações, em toda a nossa Diocese, e nos leve a assumir o compromisso de anunciar e testemunhar o Evangelho até os confins do mundo; a começar do mundo em que vivemos, nas nossas famílias, nas escolas, nas oficinas, nas praças e avenidas, nos hospitais e casas de acolhida aos mais necessitados.

Assim, demonstramos que encontramos de fato o Senhor Ressuscitado e, unidos a Ele, realizamos o seu Reino entre nós.

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL

Outubro 2023

1 – Santa Missa na Capela Santa Ana e Santa Teresinha, da Paróquia Santo Antônio de

Pádua, em Barretos, às 19h30

3 – Reunião do clero da Região Olímpia, na Residência Episcopal, às 10h

4 – Santa Missa na Rede Vida de Televisão, em São José do Rio Preto, às 19h

5 – Santa Missa na Igreja Matriz de São Benedito, em Barretos, às 19h

6 – Santa Missa com Crismas na Capela São Francisco de Assis, em Severínia, às 19h30

7 – Santa Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, às 19h

8 – Santa Missa com Dom Edgar Madi, Bispo Maronita no Brasil, na Catedral do Divino

Espírito Santo, às 10h.

9 – Santa Missa na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Bebedouro, às 19h30

10 – Santa Missa na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida (Minibasílica), em Barretos, às

19h30.

12 – 37º CAMINHANDO COM MARIA – Santa Missa na Cidade de Maria, às 8h

Santa Missa no Santuário Dioc. Nossa Sra. Aparecida em Olímpia, às 19h30

14 – Conselho Diocesano de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 14h

Santa Missa com Crismas na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Embaúba, às

19h

15 – Santa Missa com Crismas na Igreja Matriz de N. Sra. Da Abadia, em Cajobi, às 10h.

Santa Missa pelos 50 Anos da Diocese de Barretos, no Recito do Folclore, em

Olímpia, às 19h30.

17 – Reunião do clero da Região Colina, na Residência episcopal, às 10h.

18 – Reunião do Setor Família, na Residência Episcopal, às 20h.

20 a 22 – Assembléia das Igrejas do Estado de São Paulo, no Mosteiro de Itaici em

Indaiatupa

26 – Reunião do Clero da Região Barretos, na Residência Episcopal, às 10h.

Santa Missa na Quase Paróquia S. Judas e S. Expedito, em Olímpia, às 19h30

28 – Santa Missa na Área Pastoral São José e São Judas, em Barretos, às 19h30

31 – Reunião do Clero da Região Guaíra, na Residência Episcopal, às 10h.

Outras Circulares