Multimídia - Circulares

Circular de Setembro 2023

Foto | Circular de Setembro 2023 Foto | Circular de Setembro 2023

Prezados (as) irmãos e irmãs,

“Vestir-se de uma nova humanidade” (Ef 4,24) é o versículo da Carta aos Efésios que serve como lema do mês da Bíblia deste ano, quando a Igreja do Brasil convida a todos os fiéis a refletir sobre a autoria, os destinatários, a época, os temas mais importantes desta Carta, que surge como uma circular dirigida pelo Apóstolo Paulo às comunidades da região de Éfeso, capital da província romana da Ásia Menor, para instruí-los acerca do plano de salvação de Deus e da vida comunitária em Jesus Cristo.
    Levando em conta os vários dados indicados pelos estudiosos das cartas paulinas, tudo indica que Paulo escreveu esta carta-circular aos cristãos da Ásia Menor, na segunda metade do primeiro século cristão, por volta dos anos 60 a 63 d.C.
    Entre os desafios enfrentados por Paulo está o fato de que muitos dos que abraçavam a fé eram predominantemente gentios, provinham de um ambiente marcado pelas religiões de mistério, magia, astrologia. Davam grande importância à influência dos maus espíritos, do diabo, e dos poderes cósmicos, que habitavam os céus e manobravam o mundo, as pessoas e a história, provocando injustiça, violência e morte (cf. Ef 2, 1-3;6.10-20). A eles Paulo se esforçará por apresentar “a insondável riqueza de Cristo” (Ef 3,8) e suplica ao Pai que eles sejam “fortalecidos em poder pelo seu Espírito no homem interior, que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor” (Ef 3, 16b-17).
    Nesse período o Império Romano era governado pelo Imperador Domiciano (81-96 d.C.): um homem arrogante, que exigia ser tratado como “Senhor e Deus”. Seus últimos anos foram marcados pelo terror (com muitas sentenças de morte, contra até mesmo membros da sua família, e feroz perseguição aos cristãos) e por problemas econômicos, que criavam turbulência, exploração e violência contra a população da Ásia Menor.
    Neste ambiente as comunidades cristãs jovens, que haviam se distanciado do judaísmo, deviam fortalecer-se, unir-se em sua caminhada, pregando Jesus Cristo crucificado e praticando o amor ao próximo (Ef 3,14-22).
    A Carta aos Efésios pode ser dividida em duas partes. A primeira é uma parte doutrinal sobre o projeto salvador de Deus, realizado em seu Filho, Jesus (Ef 1,3-14), e desenvolvido na Igreja, que tem como cabeça Jesus Cristo soberano e crucificado (Ef 1,15–2,22). A segunda é marcada pela exortação a dinamizar a vida cristã: viver na unidade (Ef 4,1-16), viver como filhos da luz (Ef 4,17–5,20), ser família cristã (Ef 5,21– 6,9), lutar contra o mal (Ef 6,10-20).
    “Vestir-se de uma nova humanidade” pertence à segunda parte da Carta, que trata da vida nova em Cristo. Trata-se de revestir-se de Cristo, o Homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade (cf. Ef 4,24).
 Trata-se de tornar visível a novidade do Evangelho:  abandonar a mentira, a ira, o roubo, a maledicência, aprendendo a ser “bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4,25-32).
    Não nos é difícil compreender o quanto as recomendações de Paulo são atuais. Num tempo marcado por superstições, por tantas propostas religiosas que alienam e deturpam a fé das pessoas, Paulo nos exorta a viver não como tolos, mas como sábios, tirando proveito do tempo presente (cf. Ef 5,15), como imitadores de Deus, filhos muito amados, no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou por nós a Deus (cf. Ef 5, 1-2).
    Ler ou reler a Carta aos Efésios durante este mês da Bíblia pode ser uma atitude muito salutar. Escrevendo a Timóteo num período muito próximo ao de quando escreveu aos Efésios, Paulo afirma: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (1Tim 3,16).

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL
SETEMBRO 2023

6 – REUNIÃO GERAL DO CLERO e publicação do 4º Plano Diocesano de Pastoral, na Cúria Diocesana,
      em Barretos, das 9h às 12h.

7 – Encontro Provincial dos Seminaristas e Formadores e Missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora do
      Rosário, em Barretos, das 9h às 12h.

GRITO DOS EXCLUÍDOS, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 17h.

11 a 14 – RETIRO ESPIRITUAL DO CLERO, no Seminário Santo Antônio, no Alto da Serra em São Pedro.

15 – Missa com posse do ofício de Pároco da Paróquia de S. João Batista de Olímpia, do Padre Hamilton
        Raimundo Baltazar, na Igreja Matriz de São João Batista, em Olímpia, às 19h.

16 - Reunião com Casais Regionais da Pastoral Familiar, na Residência Episcopal, às 14h30.

19 – Confissões na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, às 19h30

20 – Missa com posse do ofício de Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci, do Pe. Antonio
        Marcos Viaro, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Guaraci, às 19h.

23 - Missa com Crismas na Igreja Matriz de São João Batista, em Barretos, às 19h30.

24 - Missa com Crismas na Igreja Matriz de São Sebastião, em Guaíra, às 19h.

30 – Encontro com Párocos, Tesoureiros dos CPAEs e Secretários(as) na Cúria Diocesana, em Barretos,
        às 14h.

Missa com Crismas na Igreja Matriz de São José, em Morro Agudo, às 19h.

Outras Circulares