Sexta-feira, 21 de maio de 2021

Foto | Dom Milton faz apelo à população e manifesta preocupação diante do comunicado da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
APELO À POPULAÇÃO DE BARRETOS

Em nome de toda a Igreja de Barretos quero manifestar a nossa preocupação diante do comunicado da Santa Casa de Misericórdia de Barretos sobre a suspensão dos atendimentos emergenciais de adultos que revela a gravidade do momento que passamos com a transmissão da Covid-19.

Sei do esforço da Santa Casa neste período para socorrer e oferecer aos pacientes os recursos necessários para que possam recuperar a saúde.

Quero, em meu nome e em nome de toda a Diocese de Barretos, agradecer à administração, ao corpo clínico e funcionários da Santa Casa que, certamente neste momento, sofrem por não ter condições de receber novos pacientes, tendo em vista a lotação da UTI e do Gripário, pelo trabalho realizado em todo o tempo da pandemia.

Mas, a falta de leitos disponíveis demonstra a gravidade da situação que vivemos, e a necessidade de reforçar os cuidados para evitar aglomerações, o uso do álcool gel, o distanciamento em espaços públicos e sobretudo o uso de máscaras.

Como muitos municípios vizinhos, a situação hospitalar vivida tem criado filas de espera para uma vaga nas UTIS, e mesmo nas enfermarias já tem levado as autoridades a declararem estado de calamidade pública.

Em nome de Deus, peço a todos os homens e mulheres de boa vontade que procuremos superar nossas diferenças político-partidárias, de grupos e de nossas desavenças pessoais, para nos unirmos numa grande corrente de solidariedade para ajudar os mais vulneráveis; pois o pior inimigo não é o vírus, mas o egoísmo que gera indiferença diante da dor dos nossos semelhantes.

São muitas as famílias que choram a perda dos seus entes queridos, são muitos os lares onde falta o pão de cada dia, são muitas as crianças que acordam para a vida assustadas com este mundo doente e padecem por causa do medo e da fome.

Enquanto Bispo de Barretos digo que nossas comunidades imploram a Deus que ocorram o mais breve possível os testes rápidos e a vacinação de toda população; ao mesmo tempo nos colocamos à disposição para contribuir com as autoridades e o povo em geral para, onde for possível, socorrer os mais necessitados

Neste domingo celebraremos a festa do Patrono da nossa Diocese, o Divino Espírito Santo. Nós celebraremos invocando ao Divino Espírito a cura, o conforto, a força, a fraternidade e a superação de tudo o que possa impedir que estejamos em comunhão solidária para vivermos e superarmos este momento tão difícil que vivemos.

Deus abençoe a todos nós!

Barretos, 21 de maio de 2021

Dom Milton Kenan Júnior