O QUE É A CÚRIA DIOCESANA?

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Foto | O QUE É A CÚRIA DIOCESANA?

Dom Demétrio Valentini, bispo da Diocese de Jales, definiu de forma simples o significado da palavra “cúria” e “diocese” ao site CatolicaNet, em razão da inauguração do novo prédio de sua cúria diocesana. Segundo ele, “o nome ‘cúria’ vem de longe, dos tempos da administração romana. Significa, simplesmente, o lugar onde se ‘cuidam’  as coisas. Pois a etimologia da palavra vem do verbo ‘curar’, que significa ‘cuidar’. A palavra ‘diocese’ também é do tempo dos romanos, quando significava uma ‘região administrativa’”.

Para o bispo, ter nome antigo denota tradição de longa data, o que já é um bom atestado de durabilidade de uma instituição. Na prática, segundo ele, a cúria diocesana é a sede administrativa da diocese. Poderia se chamar de “Centro Diocesano de Pastoral e de Administração”.  Pois na verdade a cúria tem duas grandes seções: da pastoral, e da administração.

Como centro da administração diocesana, a Cúria Diocesana de Barretos, por exemplo, tem os seguintes serviços prestados às 23 paróquias que compõem a diocese: Departamento de Contabilidade, Departamento Financeiro, Departamento Jurídico e Patrimonial, Departamento Pessoal, Assessoria de Comunicação, serviço de documentação e de arquivo, e Chancelaria. Como Centro Pastoral, há a Secretaria de Pastoral e em breve contará com auditório para reuniões e encontros pastorais.

A Diocese de Jales completará 50 anos de criação no dia 15 de agosto, e Dom Emdilson vai participar da celebração jubilar.

Fonte: CatolicaNet

Postado em 29/07/2010 – 09h40