Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Secretariado de Pastoral ampliado avaliou a caminhada pastoral para 2024

Foto | Secretariado de Pastoral ampliado avaliou a caminhada pastoral para 2024

Sábado último (24), no auditório da Cúria Diocesana a partir das 14h, realizou-se o primeiro encontro deste ano do Secretariado de Pastoral ampliado, com representantes de eixos pastorais da Diocese. Da pauta, constaram uma apresentação sobre a Assembleia do Sinodo, pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Thiago Reis, seguido por considerações também feitas a respeito pelo bispo Dom Milton Kenan Jr. Houve trabalhos em grupos, plenário, como de praxe, e participações desses coordenadores e assessores presentes, até o encerramento às 17h.

Dom Milton, sobre as questões que vêm sendo abordadas pelo atual Sínodo, em outubro de 2023 e 2024, enfatizou que uma das suas principais características é a "escuta", o ouvir em escala mundial todo o Povo de Deus sobre assuntos eclesiais, em todos os seus setores. Também explicou que, em seguida, é preciso saber discernir entre todas as questões, o que mais convém à Igreja, que é guiada pelo Espírito Santo. E lembrou que justamente, nesse ano, foi proclamado pelo papa Francisco um Ano à Oração, para que se tenha continuamente essa presença do Espírito na caminhada da Igreja e em suas decisões.

O encontro dessa tarde também abordou a agenda das pastorais e suas datas para esse ano, conforme os seis eixos aprovados na última Assembleia Diocesana. Quando às questões sinodais, a avaliação será encaminhada à CNBB, conforme o padre Thiago explica no áudio abaixo:

Pe Thiago comenta os objetivos do encontro