circular e agenda

Dom Milton Kenan Júnior

circular e agenda

Dom Milton Kenan Jr.

Circular e Agenda do Bispo – Junho de 2025

No coração do Jubileu da Esperança, celebraremos, no dia 8 de junho, a festa do Padroeiro de nossa Diocese, o Divino Espírito Santo.

Ao final de sua Carta aos Romanos, São Paulo escreve:
“Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz em nossa fé. Assim, vossa esperança abundará, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15,13).

É o Espírito Santo quem enche o nosso coração de esperança. Nestes dias, acompanhamos a eleição do Papa Leão XIV, Sucessor de Pedro. Como não vislumbrar a ação do Espírito Santo na vida da Igreja? Ao iluminar os Cardeais na escolha daquele que tem a missão de confirmar os irmãos na fé, o Espírito gerou uma imensa alegria em toda a Igreja.

Desolados pela partida do querido Papa Francisco, vimos nossas esperanças renascerem com a escolha do Papa Leão. É assim que o Espírito Santo age: transforma nossas tristezas em alegria e renova a nossa esperança.

Muitas vezes ouvimos o ditado: “A esperança é a última que morre”. Sem esperança, não é possível caminhar nesta vida. Embora, às vezes, ela se enfraqueça por causa de tantas circunstâncias que nos amedrontam ou ameaçam, é justamente a esperança que sustenta a nossa vida. É ela que nos impulsiona a avançar, tendo sempre diante dos olhos a meta que o Senhor nos assegura.

Como manter a esperança num mundo como o nosso, marcado pela violência, guerras, fome e pelo massacre de populações indefesas?

O profeta Ezequiel relata uma visão onde vê um amontoado de ossos ressequidos, espalhados por uma vasta planície. O Senhor lhe perguntou:
“Filho do homem, estes ossos poderão reviver?” E eu respondi: “Senhor Deus, tu o sabes!”
E Ele me disse:
“Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos ressequidos, ouvi a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou infundir espírito em vós, para que vivais… Porei espírito em vós e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor” (Ez 37,2-6).

Por mais difíceis que sejam as situações que vivemos, o Senhor, por meio do seu Espírito, permite que nossos ossos ressequidos revivam. O que pode parecer impossível aos olhos humanos não o é para Deus, que age com poder por meio do seu Espírito.

Mas como age o Espírito para que possamos recobrar ou manter viva a nossa esperança?
É ainda São Paulo quem nos responde:
“A esperança não decepciona. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

O Espírito Santo sustenta a nossa esperança porque Ele não cessa de nos lembrar que somos amados por Deus. Nestes dias, lia:
“Um santo não é apenas alguém que se apaixona profundamente por Deus, mas, antes e mais profundamente ainda, alguém que descobre e sente, em toda a sua radicalidade, o que significa: ‘Deus me ama’, ‘Deus se enamorou de mim’” (Javier Sesé).

Deus ama a todos e jamais desanima de nós, apesar de nossas limitações e fraquezas. Ele está sempre pronto a nos ajudar, para que possamos alcançar a nossa meta e seguir pelo caminho que nos propõe, garantindo-nos, com a sua graça, o destino que prepara para nós.

Ao celebrarmos a Solenidade de Pentecostes no domingo, dia 8 de junho, celebramos também a festa do nosso Padroeiro, o Divino Espírito Santo.
Neste dia, nossas comunidades se reunirão para a Missa da Unidade, expressando a comunhão que nos une em torno do nosso Patrono.

Desejo que todos celebrem com fervor este dia tão especial. Lembremo-nos de que, em razão do Jubileu que vivemos, podemos, cumpridas as condições necessárias, lucrar a indulgência plenária, expressão da imensa misericórdia divina, que nos socorre com o seu Espírito em nossa fraqueza, permitindo-nos, desde já, experimentar a alegria da vida eterna.

Com bênçãos e orações,

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL – Junho 2025

2 a 5 – Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, em Itaici, Mosteiro Kotska.

6 – Retiro Espiritual com postulantes dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na Cidade de Maria

7 – Santa Missa na Capela S. Antônio, em Ribeiro dos Santos, às 19h.

8 – Concentração Diocesana e Missa da Unidade, Praça Francisco Barreto, em Barretos, às 15h.

10 – Encontro dos membros da Pastoral Presbiteral, da Província Ecles. De S. Jose do Rio Preto, na Cidade de Maria, a partir das 9h.

13 – Reunião dos Formadores, na Residência Episcopal, às 10h.

          Santa Missa na Matriz de S. Antônio, em Barretos, às 15h

          Procissão e Missa na Capela de S. Antônio, em Olimpia, às 19h30.

14 – Fórum Social, em São José do Rio Preto

17 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana, em Barretos, às 9h

19 – CORPUS CHRISTI, Santa Missa e Procissão no Santuário Dioc. Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia, às 16h.

21 e 22 – Visita Pastoral ao Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde, em Barretos.

22 – Encontro com Ministros Novos, na Cúria Diocesana em Barretos.

23 – Santa Missa na Matriz de S. João Batista, em Olímpia, às 19h30.

24 – Santa Missa na Matriz de S. João Batista, em Barretos, às 19h.

27 – Dia de Oração pela Santificação do Clero, no Santuário Dioc. De Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, às 10h.

28 – Encontro com Pastorais Sociais e Obras sociais, no Salão Paroquial da Catedral, das 15 às 17h.

29 – Missa na Matriz de Bom Jesus, em Guaraci, com o Apostolado da Oração, às 10h.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Meses anteriores