Na noite da última sexta-feira (04), o seminarista Matheus Flávio da Silva, atualmente no último ano da etapa da Configuração (4º de Teologia), recebeu o primeiro grau da Ordem, sendo ordenado Diácono em Barretos–SP, na matriz da Paróquia São Benedito, pelas mãos do Bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior.
Matheus nasceu aos 07 de janeiro de 1994 na cidade de Barretos–SP, filho de Francisco José Flávio da Silva e Rosilene Aparecida Neves da Silva, irmão de Larissa Flávio da Silva. A celebração contou com a presença do clero diocesano, de padres de outras dioceses, seminaristas e religiosos.
Em sua homilia, Dom Milton destacou que era uma noite muito bonita, que marca a vida de todo candidato, onde agora, o Matheus “ingressa no presbitério de Barretos, e se torna Ministro da Palavra, dos Sacramentos e da caridade, sendo o diaconato o momento oportuno de tomar consciência do tamanho da esperança que Igreja espera de nós vocacionados”.
O prelado, ao se referir ao lema de ordenação escolhido pelo candidato, “Deus proverá”, extraído de Gênesis 22,8, afirmou que “aquilo que Deus pede a Abraão é de fato algo desconcertante. Deus havia dado a ele o filho da promessa, e quando crescido, pede que o sacrifique como prova de obediência e fidelidade a ele. Quando ouvimos este texto, chama nossa atenção o fato de que Isaac diz: onde está o cordeiro para o sacrífico? E Abraão responde: Deus providenciara. Abraão responde com um ato de fé, confiança. Abraão responde na certeza de que Deus é fiel à sua promessa, e, porque é fiel, não desampara quem põe nele sua confiança. Hoje, ao assumir o ministério na Igreja, esse lema é oportuno. Nosso ministério é marcado por tantos desafios, e que, ao assumi-lo, temos que ter consciência, pouco a pouco nossa vida tem que ser imolada, pouco a pouco nós temos que nos desprender de nós mesmos, entregar a nós mesmos nas mãos daquele que é o pastor da Igreja, e Senhor desta vinha”.
Dom Milton destacou ainda que a vocação, embora seja tão exigente, “é uma vocação que carrega consigo uma promessa, aquele que vos chama é fiel, aquele que nos confia uma missão, ele não deixa de cumprir sua parte, nos capacitando para o que nos confiou. Viver com fidelidade o ministério exige de nós a capacidade de vivê-lo na confiança que tem que traduzir na nossa entrega. Quanto mais semelhante a ele na entrega e no serviço, poderemos estar certos de que Deus proverá, não nos deixando faltar sua presença”.
O Diácono Matheus foi batizado na Capela Santa Cruz (Comunidade rural das Três Barras) em 20 de janeiro de 1994 pelo Pe. João Sérgio Borges. Recebeu a Primeira Eucaristia em novembro de 2004 na mesma Capela e em novembro de 2006 recebeu o Crisma na Paróquia São Benedito em Barretos. Cursou os ensinos fundamentais e médio na Escola Estadual Profa. Lacy Bonilha de Souza no distrito de Ibitu concluindo em 2011. Em 2012 ingressou na Unesp (Campus de Jaboticabal) onde graduou-se em Engenharia Agronômica e obteve o título de Mestre em Agronomia (Ciência do Solo).
No período do mestrado realizou o discernimento vocacional para a vida sacerdotal, sendo admitido ao Seminário em 2019, quando ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz em São José do Rio Preto. Em 2020 ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus concluindo o curso de Filosofia em 2021 no Centro de Estudos Superiores, onde cursa o quarto ano do curso de Teologia atualmente. Nesse período também obteve a licenciatura em Filosofia e a pós-graduação em Filosofia e Ensino de Filosofia, ambos os cursos pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente cursa também a graduação em Teologia na modalidade à distância pela Faculdade João Paulo II.
Durante esses anos de Seminário, sua vocação tem sido confirmada pela Igreja, recebendo: a Admissão como candidato às Ordens Sacras no dia 26 de agosto de 2022 na Catedral Divino Espírito Santo em Barretos; o Ministério de Leitor no dia 23 de junho de 2023 na Paróquia São João Batista em Olímpia e o Ministério de Acólito no dia 14 de junho de 2024 na Paróquia Nossa da Abadia em Cajobi. No período de formação realizou o estágio pastoral entre 2020 e 2022 na Paróquia São Gabriel Arcanjo em Jaborandi, e entre 2023 e 2024 na Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Cajobi. Atualmente desenvolverá seu ministério diaconal na Paróquia São Gabriel Arcanjo em Jaborandi.
O diácono Matheus receberá posteriormente o segundo grau da ordem, o presbiterado!





