Na manhã do dia 09 de julho, a Diocese de São José do Rio Preto foi elevada à categoria de Arquidiocese em solene Celebração Eucarística e cheia de significado. A missa de instalação foi celebrada na Catedral Metropolitana de São José em São José do Rio Preto, reunindo autoridades eclesiásticas, padres e fiéis de toda a região. A nova província agora é composta por quatro dioceses: Barretos (SP), Catanduva (SP), Jales (SP) e Votuporanga (SP).
A cerimônia contou com a presença de Dom Milton Kenan Júnior, Bispo de Barretos, que agora se torna uma das dioceses sufragâneas da nova Província Eclesiástica de São José do Rio Preto. Dom Milton foi acompanhado por vários padres do presbitério de Barretos, que vieram representar o bispado e expressar sua alegria e comunhão com a nova arquidiocese. Além dos padres e autoridades eclesiásticas, a cerimônia também contou com a presença de fiéis leigos representando todo o bispado de Barretos.
Também estiveram presentes os cardeais Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e ex-bispo de Rio Preto, além de Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e também ex-bispo local.
Criada pelo Papa Leão XIV em 22 de maio, a Arquidiocese de São José do Rio Preto é a primeira do pontificado em todo o mundo. Na ocasião, Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, foi empossado como primeiro Arcebispo da nova Arquidiocese.
IMAGENS
Serviço de Comunicação / SJRP





