A Diocese de Barretos está se preparando para celebrar seu Patrono, o Divino Espírito Santo. A festividade que marca a grande festa da unidade da Igreja particular de Barretos inclui novena de Pentecostes, Vigília Paroquial e a Festa da Unidade, que neste ano celebra 52 anos de sua criação em comunhão com o Jubileu da Esperança.

A novena de Pentecostes 2025 foi preparada pela Pastoral Litúrgica da Diocese e visa fortalecer a fé e a comunhão dos fiéis de suas 25 paróquias, além das comunidades e grupos espalhados por todo o bispado. O novenário terá início no dia 29 de maio e poderá ser rezado presencialmente nas paróquias, comunidades, casas e até mesmo de maneira virtual, por meio de um subsídio que será disponibilizado também nas redes sociais da Diocese para facilitar a participação de todos, segundo suas condições.
Para a Festa da Unidade, a programação se iniciará às 15h30 com concentração na praça, incluindo momento de louvor conduzido por padres, fiéis e a Banda Filhos da Promessa, apresentação artística, animação e a celebração da Santa Missa presidida por Dom Milton, com a presença de todo o clero, seminaristas, religiosos e leigos que peregrinarão para este momento. Haverá neste dia uma praça de alimentação à disposição dos participantes, promovendo ainda mais convivência e celebração comunitária em prol da construção da Igreja São Bento e Santa Rita e também o término da Igreja São José, ambas em Barretos–SP.
Dom Milton destaca a importância do Espírito Santo como sustentador da esperança. Para o Bispo, “o Espírito Santo é por excelência aquele que sustenta a nossa esperança, pois ele está sempre pronto a nos socorrer e defender (cf. Jo 14,16; Rm 8,26). Neste ano, celebramos o Jubileu da Esperança, uma oportunidade especial para vivenciar a presença do Espírito Santo em nossas vidas e fortalecer a força de seus dons.” Ele também reforçou o convite à participação de toda a comunidade paroquial na celebração que, além de festejar o padroeiro, busca fortalecer a comunhão entre os fiéis e renovar a esperança em tempos desafiadores. “Reúnam suas paróquias, convidem suas comunidades e venham celebrar conosco essa grande festa de fé, unidade e esperança”, finalizou Dom Milton.
Esta programação oferecida a todos reflete o compromisso da Diocese em promover momentos de espiritualidade que fortalecem os laços comunitários e a esperança de um futuro melhor. Em tempos de incertezas, eventos como esses reforçam a importância da fé e do Espírito Santo como fonte de inspiração e força para seus fiéis.